Durante a 1ª Sessão Itinerante da Câmara Municipal de Jacaraú (PB), realizada na sexta-feira (9), o presidente da Casa, vereador Genésio Pessoa (PSB), proferiu uma declaração polêmica ao comentar um suposto caso de agressão contra uma funcionária da Prefeitura: “Não apanhou, mas deveria”, afirmou o parlamentar. A fala, feita após um morador relatar a situação, provocou reações imediatas e críticas nas redes sociais.
De acordo com Genésio, a servidora estaria atrapalhando o trabalho de funcionários da Câmara, o que, segundo ele, justificaria sua indignação. Embora tenha se desculpado posteriormente, alegando que houve desacato por parte da mulher, a tentativa de retratação não impediu a repercussão negativa.
A senadora Daniella Ribeiro (PP-PB), coordenadora do projeto Antes que aconteça, se manifestou em repúdio à atitude do vereador. Em nota oficial, a parlamentar destacou que falas como essa contribuem para a naturalização da violência de gênero.
“A luta pelo fim da violência contra a mulher é diária, necessária e urgente. Para isso, conclamamos toda a sociedade a agir. Nenhuma mulher pode sentir medo simplesmente por ser mulher”, destacou a senadora.
Ainda durante a sessão, que também comemorava o aniversário do Distrito de Formosa, Genésio voltou a discursar e tentou esclarecer sua fala.
“Quero deixar bem claro isso: não estou incentivando ninguém a bater e nem apanhar. O que eu quero é que se tenha respeito na Câmara Municipal”, disse. Ele também reiterou que houve uma confusão e que os envolvidos foram retirados do local sem agressões físicas. “Peço desculpa pelo que falei, mas que se respeite aquela Casa.”
Organizações de defesa dos direitos das mulheres e ativistas da região também se pronunciaram, exigindo providências do Ministério Público e da própria Câmara Municipal.
A Câmara ainda não informou se haverá alguma medida oficial em relação à conduta do presidente da Casa.