O céu iniciou a semana coberto de nuvens, mas será que vem chuva por aí? A previsão do tempo do Distrito Federal é de dias nublados e temperatura amena, com uma possibilidade de chuvas apenas para o fim da semana, segundo o Instituto de Meteorologia (Inmet).
Durante os três primeiros dias do início da semana – segunda (27/10), terça (28) e quarta-feira (29) – a previsão é de dias com bastante nuvens, mas contando com a presença do sol. A temperatura deve variar entre 18°C e 31°C, com uma umidade relativa do ar máxima de 85% e mínimo de 20%.
Já na quinta (30) e sexta-feira (31/10), as variações de temperatura devem permanecer a mesma, mas com possibilidade de chuva nos dois dias para refrescar o fim da semana.
Leia também
Durante estes dias secos e quentes, a recomendação é de que as pessoas evitem a exposição ao menos nas horas mais quentes e também a prática de exercícios físicos ao ar livre, principalmente no período entre 10h e 16h, segundo o Ministério da Saúde.
Além disso, é recomendado beber bastante água ao longo do dia e há ainda uma indicação para não consumir bebidas diuréticas, como café e álcool.
Vale destacar que caso ocorra a chuva, conforme a previsão, a atenção no trânsito deve ser redobrada, especialmente em locais com risco de enchentes e alagamentos, onde a prevenção é fundamental.
No trânsito, por exemplo, o Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF), chama a atenção para fatores como baixa visibilidade, pistas molhadas e, principalmente, o acúmulo de água e óleo nas pavimentações. Todos esses fatores tornam o trânsito ainda mais perigoso e exigem cuidados especiais por parte dos condutores.
Quanto aos locais, o Ministério da Saúde elabora, por exemplo, materiais de apoio com recomendações de prevenção sobre acidentes decorrentes de inundações, enchentes, enxurradas, alagamentos, desabamentos e deslizamentos, além de orientações sobre como buscar ajuda e dicas de prevenção. Alguns dos cuidados são:
- Se informar com a Defesa ou Proteção Civil ou com o Núcleo de Defesa Civil sobre a exposição aos riscos na região em que residem;
- Em caso de lesões em virtude do alagamento, identificar os sinais e procurar ajuda profissional a fim de prevenir e tratar esses quadros;
- Evitar o contato com a água contaminada, a fim de evitar infecções e doenças como difteria, gripe, tuberculose e meningite.