Com a proximidade das festas de fim de ano, o setor de vendas no Distrito Federal se aquece, e o número de vagas de trabalho sobe consideravelmente. Uma pesquisa do Fecomércio-DF indica que cerca de 47% das empresas pretendem reforçar equipes para o período natalino, o que pode abrir, em média, 3,8 mil vagas temporárias.
O crescimento previsto é de 6,1% nas intenções de admissão, se comparado o mesmo período de 2024 e 2025. As contratações temporárias devem acontecer já no mês de novembro. Dos estabelecimentos analisados pela pesquisa, quase metade (50,3%) planeja realizar contratações temporárias, e pouco mais de 50% indicam possibilidade de efetivação dos colaborador após o período natalino.
As empresas que não vão contratar neste ano alegam que os principais motivos são quadro de funcionários suficiente, com 33,8% das justificativas.
No Plano Piloto, a maior parte das oportunidades está concentrada em shoppings. As maioria das intenções de vagas aparecem em utilidades e artigos para presentes, com 71,4%, seguido por chocolateria (66,7%) e vestuário e moda (60,7%).
Quanto aos segmentos de alimentos e bebidas, a projeção é de 2,7 contratações temporárias por empresa, liderando a média de vagas por estabelecimento. Em seguida, brinquedos e artigos para presentes, com média de 2,4 admissões.
Critérios de seleção para os candidatos
Os lojistas entrevistados revelaram que o principal pré-requisito para a contratação do novo funcionário é a proatividade. Em segundo, o local de moradia é um dos grandes fatores analisados, com 14,2%. A exigência por disponibilidade de trabalhar em tempo integral ocupa 12% das empresas que pretendem contratar. Outros fatores dados como fundamentais são assiduidade, pontualidade, responsabilidade e respeito.
O Fecomércio orienta que candidatos que tenham interesse nas vagas temporárias de final de ano mantenham o currículo atualizado e adaptado à cada vaga. Alguns canais de cadastro que concentram vagas são: