A área central de Brasília registrou, nessa segunda-feira (4/8), a menor taxa de umidade relativa do ar deste ano, até o momento. A estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) no Plano Piloto detectou uma mínima de 19% na data.
A estação é uma das cinco existentes no Distrito Federal e detectou o mesmo resultado no último sábado (2/8). O cenário fez o Inmet emitir alerta amarelo – o primeiro em uma escala de três –, de perigo potencial, em decorrência da seca.
O aviso meteorológico valeu até as 23h dessa segunda-feira (5/8), mas pode ser emitido novamente, a depender da previsão do tempo.
Leia também
-
Inmet alerta para clima seco e quente em várias regiões; veja previsão
-
DF amanhece com neblina nesta Sexta-feira da Paixão. Inmet prevê chuva
-
Inmet prevê calor e pancadas de chuva neste fim de semana no DF
-
Inmet: previsão é de muita chuva na maior parte do país; confira onde
A secura também afetou outras regiões do Distrito Federal, como o Gama, onde a estação local do Inmet registrou 14% de umidade relativa do ar nessa segunda-feira (4/8). A taxa ficou dois pontos percentuais acima da verificada no sábado (2/8) na mesma área.
Para este período de seca, especialmente nos dias de umidade relativa do ar em níveis menores, o instituto orienta quanto aos cuidados com a saúde.
Confira algumas das orientações:
- Beber bastante líquido para se manter hidratado;
- Evitar desgaste físico nos períodos mais secos do dia, como entre a manhã e a tarde;
- Se possível, não se expor ao Sol nas horas mais quentes do dia, como das 10h às 16h;
- Em caso de dúvidas ou emergências, acionar a Defesa Civil (telefone 199) ou o Corpo de Bombeiros (193).