As alunas Isabela Santos de Almeida, de 16 anos, e Isadora da Silva Brito, de 17 anos, do 2º ano do ensino médio do Centro de Ensino Médio (CEM) Urso Branco, no Núcleo Bandeirante, conquistaram a medalha de bronze na Olimpíada Brasileira de Geografia (OBG).
A dupla competiu sob o nome Nebulosa de Hélix, escolhido por remeter a constelações e ao significado de “Olho de Deus”.
O interesse de Isabela pela competição surgiu após uma aula da professora de geografia Ilka Hostensky. Ela conta que sempre teve curiosidade em aprofundar conhecimentos. Ao convidar Isadora, a amiga topou na hora.
“A gente estava indo bem e passando nas fases. A gente não imaginava que isso fosse chegar à classificação para a nacional, muito menos medalhar bronze na nacional. Então, eu estou muito grata”, disse ao Metrópoles.
Leia também
-
Jovem tenta proteger o pai e morre esfaqueado pelo primo bêbado em GO
-
Celina Leão inaugura 1º centro de referência para autistas do DF
-
Detran-DF terá curso voltado a motoristas com medo de dirigir; entenda
Segundo a professora Ilka, Isabela e Isadora são as primeiras alunas de escola pública do DF a conquistar medalha na fase nacional da OBG, realizada em Campinas (SP), em novembro.
Nesta edição, mais de 60 equipes e cerca de 200 alunos participaram. A premiação segue o critério de distribuição: 10% dos alunos recebem medalha de ouro, 15% prata e 20% bronze.
Ilka coordena o projeto Liga Geo Olímpica, que incentiva estudantes a participar de diversas competições acadêmicas. Apesar de já ter levado turmas à fase nacional em outras edições, esta foi a primeira vez que um grupo orientado por ela foi premiado nessa etapa.
“Nós estamos, assim, transbordando de felicidade com essa conquista, uma conquista inédita para a escola pública do DF. Mostrando, assim, o potencial dos nossos alunos e colocando o aluno como protagonista da vida dele de uma forma ativa”, disse.
