Apenas 15% dos candidatos a motoristas selecionados para ter a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) Social no Distrito Federal conseguem concluir todas as etapas para ter o documento em mãos.
Segundo o Departamento de Trânsito (Detran), 7 mil pessoas foram selecionadas no Programa de Habilitação Social entre 2021 e 2022. Mas somente cerca de 1 mil completaram todas as fases para obter a CNH Social.
Segundo o Detran, entre 2021 e 2022, sete mil pessoas foram selecionadas, mas apenas mil conseguiram concluir o curso e obter a CNH Social Divulgação / Detran
A proposta é garantir condições de conclusão do curso para as pessoas em situação de vulnerabilidade Divulgação / Detran
0
Diante do baixo índice de selecionados que de fato conseguiram a CNH Social, o Detran e a Secretaria de Desenvolvimento Social planejavam reformular o Programa Habilitação Social.
Para o diretor-geral do Detran, Takane do Nascimento, o programa não está empenhado apenas para a abertura de vagas para seleção, mas em garantir aos aprovados a habilitação necessária para melhores expectativas de trabalho.
“Estamos preocupados com a efetividade desse programa que é tão importante para a população mais carente”, afirmou Takane.
Conforme o levantamento do Detran, os motivos de desistência são variados, incluindo, por exemplo, conflito de horários, distância e dificuldade em acompanhar os conteúdos.
Uma vez que o candidato seja desclassificado, ele precisa passar novamente pelo processo de seleção para tentar conseguir o documento de habilitação.
Para ter acesso à CNH Social, o candidato deve ser maior de idade, saber ler e escrever e ter documento de identidade. Além de um exame de aptidão física, é preciso passar em prova escrita e avaliação de direção veicular.
Nova marcha
Inicialmente, a pasta de Desenvolvimento Social pretende mapear, durante a seleção, os candidatos com plenas condições de realizar todas as etapas do processo e obter a CNH Social.
Na sequência, a ideia é elaborar medidas para facilitar o acesso para as pessoas em maior situação de vulnerabilidade.
O programa
Criado em novembro de 2020, o Programa Habilitação Social é destinado a pessoas de baixa renda com o objetivo de possibilitar a formação, qualificação e habilitação de condutores de veículos automotores.
Os selecionados recebem gratuitamente acesso ao processo de obtenção da primeira CNH nas categorias A ou B, adição de categoria A ou B, alteração para as categorias C, D ou E, além da renovação da habilitação e troca da permissão pela habilitação definitiva.
Para participar do programa, os candidatos devem estar ativos no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico).