Apesar de onda de calor, DF ainda não atingiu a máxima histórica

Apesar da onda de calor que afeta todo o país, o Distrito Federal ainda não chegou a registrar neste ano a temperatura mais alta da história. Até agora, o recorde de 2023 foi de 36,7°C, registrado no domingo (24/9).

Já a máxima histórica foi registrada em outubro de 2020, quando os termômetros registraram 37,8° C, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).

À época, o Brasil também estava em alerta vermelho devido ao calor e à baixa umidade.

Para este ano, a previsão é de que, entre esta segunda (25/9) e terça-feira (26/9), o calor continue. De acordo com o Inmet, há tendência de precipitações em áreas isoladas a partir de quarta-feira (27/9).

“Alerta vermelho”

Na última sexta (22/9), o Inmet chegou a emitir um “alerta vermelho” para atuação de uma onda de calor que atinge o interior do país. O fenômeno atinge o Distrito Federal e 11 estados.

O alerta vermelho indica grande perigo ocasionado pelo aumento das temperaturas. Dessa forma, os termômetros podem registrar 5ºC acima da média por período maior do que 5 dias.

Segundo o Inmet, o alerta vermelho aponta para um forte risco de acidentes e danos à saúde humana devido às altas temperaturas.

Sair da versão mobile