Aterosclerose: artérias “entupidas” podem causar doença inflamatória

Consideradas o “encanamento” do corpo, as artérias são responsáveis por transportar nutrientes com o oxigênio para os órgãos, garantindo que funcionem com saúde. Porém, quando há obstrução em um dos canos, o fluxo fica prejudicado e acontece a aterosclerose.

A situação é séria: a aterosclerose que afeta as artérias que fornecem sangue ao coração e a que atua nos encanamentos do cérebro é considerada a principal causa de morte no mundo.

Leia também

A doença é causada pelo acúmulo de lipídios nos vasos sanguíneos, o que causa uma inflamação em suas paredes. O corpo envia células de defesa para curar o tecido, o que acaba criando uma placa de células que também coletam colesterol e outros materiais gordurosos.

“Com o passar do tempo, há o acúmulo de cálcio nas placas. Elas podem se espalhar por todas as artérias médias e grandes, mas geralmente começam onde as artérias se ramificam”, de acordo com o Manual MSD.

A aterosclerose pode afetar as artérias que levam nutrientes ao cérebro, coração, rins, outros órgãos vitais e pernas. Os principais causadores da aterosclerose são pressão alta, colesterol descontrolado, tabagismo e diabetes.

Se as artérias de fato se entopem, o paciente pode ter infarto, AVC, angina, problemas circulatórios nas pernas e aumento do risco de pressão alta.

Em uma artéria saudável, o sangue flui normalmente

Doenças cardiovasculares

Sintomas do entupimento das artérias

Os sintomas do entupimento das artérias depende, principalmente, da região onde acontece a obstrução.

“Se for em uma artéria coronária, que é do coração, vai causar uma dor torácica conhecida como angina. Caso aconteça na carótida ou em uma artéria intracerebral, pode causar déficit motor, perda de força em um dos lados do corpo ou formigamento. Se for nas pernas, chamamos de claudicação intermitente: o paciente vai mancar e sentir dor na perna ao caminhar”, ensina o cardiologista Ricardo Cals, coordenador de Cardiologia do Hospital Santa Lúcia Norte.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile