Um caso raro chamou atenção em Cacoal, Rondônia. Um bebê nasceu com dois dentes e precisou passar por uma cirurgia ainda nos primeiros dias de vida para retirá-los. A condição, chamada de dentes neonatais, ocorre quando algumas partes da estrutura dentária já estão presentes desde o primeiro mês de vida.
O caso foi compartilhado nas redes sociais pela cirurgiã-dentista Luana Cardoso, responsável pelo atendimento da menina. A escolha pela retirada ocorreu para não causar prejuízos ao bebê, incluindo dores, dificuldades para mamar, úlceras e feridas, além do risco de engoli-los.
Leia também
Dentes neonatais costumam nascer mais móveis e fracos, podendo cair a qualquer momento. Em alguns casos, eles até podem ser firmes, mas necessitam de acompanhamento profissional para saber se ficam ou não na boca. Sendo fortes ou fracos, é essencial buscar avaliação em razão do bem-estar da mãe e do filho.
Não se sabe exatamente as causas da condição, mas acredita-se que seja genética. Algumas alas médicas defendem ser devido a fatores ambientais e nutricionais, mas ainda não há consenso sobre essa tese.
Ciclo comum dos dentes em bebês
A dentição da grande maioria dos bebês inicia por volta dos seis e oito meses de vida. Normalmente, até os 2 anos e meio de idade, todos os dentes de leite já estão presentes na boca.
O crescimento dentário acontece por pares: por exemplo, os incisivos centrais nascem em ambos os lados da boca ao mesmo tempo, e outros tipos de dentes seguem o mesmo ritual.
Apesar de ser um processo natural, a fase é marcada por dor e desconforto, pois envolve movimentação e erupção dos dentes na gengiva. É essencial estar atento aos sinais da criança para evitar incômodos mais intensos.