O presidente Luiz Inácio Lula da Silva confirmou presença no funeral do papa Francisco, que será realizado no próximo sábado (26), em Roma, e levará consigo uma comitiva que representa os Três Poderes da República. Além do chefe do Executivo, também participarão da cerimônia o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (União-AP); o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB); e o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), ministro Luís Roberto Barroso.
Com a participação das principais lideranças institucionais do país, o Brasil marcará presença oficial nas despedidas ao líder da Igreja Católica, falecido nesta semana no Vaticano. Segundo fontes do Palácio do Planalto, os três presidentes dos Poderes já confirmaram presença.
A comitiva brasileira também deve incluir ministros de Estado, parlamentares e figuras de destaque da política nacional, como a ex-presidente Dilma Rousseff, atualmente à frente do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD), e o assessor especial da Presidência para assuntos internacionais, embaixador Celso Amorim.
Lula alterou sua agenda para garantir presença na cerimônia. Cancelou compromissos oficiais previstos para quinta-feira (24), em Rondônia, e sexta (25), no Pará. O embarque para a capital italiana está programado para as 22h de quinta, a partir da Base Aérea de Brasília. A primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, acompanhará o presidente.
A Santa Sé informou que a Missa Exequial será celebrada às 10h (horário local) de sábado, o que corresponde a 5h da manhã, no horário de Brasília. A cerimônia acontecerá na Basílica de São Pedro, seguida de procissão até a Basílica de Santa Maria Maior, onde o pontífice será sepultado, conforme desejo manifestado por ele ainda em vida.
O evento reunirá chefes de Estado e autoridades de diversas partes do mundo. Entre os líderes já confirmados estão os presidentes Donald Trump (Estados Unidos), Javier Milei (Argentina) e Volodymyr Zelensky (Ucrânia), além do primeiro-ministro britânico Keir Starmer.
O retorno da comitiva brasileira está previsto para o mesmo sábado, logo após o encerramento da cerimônia.