O Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) resgatou um cachorro-do-mato que estava preso em uma tubulação dentro de uma casa em obras na manhã desta quarta-feira (15/10), na QL 20, do Lago Sul.
O CBMDF foi acionado via telefone por trabalhadores da construção, que encontraram o cachorro preso e informaram aos Bombeiros que o animal estava um pouco reativo, atento ao ambiente e não demonstrava comportamento agressivo ou tentativa de fuga.
Utilizando uma rede apropriada, os bombeiros realizaram a captura segura do animal, que foi colocado em uma caixa de transporte. Em seguida, o cachorro-do-mato foi encaminhado ao Hospital Veterinário do Zoológico de Brasília (FJZB) para avaliação e cuidados.
Veja imagens do cachorro-do-mato:
Divulgação/CBMDF2 de 3
Divulgação/CBMDF3 de 3
Divulgação/CBMDF
O resgate faz parte do Projeto Piloto de Resgate de Fauna Silvestre Vertebrada, instituído em 1º de agosto de 2025 e coordenado pelo 13º Grupamento de Bombeiros Militar (13º GBM). O projeto tem como objetivo atender ocorrências envolvendo o resgate de animais silvestres vertebrados, como aves, mamíferos e répteis nativos.
Em caso de presença de animais silvestres em áreas residenciais, o Corpo de Bombeiros recomenda manter distância, isolar o local e ligar no telefone 193 em qualquer caso de emergência.