Calorão no DF: baixa umidade deve permanecer até o fim da semana

O mês de outubro chegou e com baixas expectativas de precipitações pelo menos até o próximo sábado (4/10). De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), os próximos dias permaneceram secos e com baixa umidade.

Mesmo tendo registrado algumas pequenas chuvas em áreas administrativas (RAs) e até na área central de Brasília,  o último dia de setembro (30/9) marcou umidade relativa do ar extremamente baixa, com 8% na ponte alta do Gama. Para esta quarta-feira (1/10), a previsão é de que intercale entre os 50% de máxima e 12% de mínima.

Isso configura alerta vermelho, que segundo o Inmet, significa que a capital brasiliense passa por uma fase de alta secura, o que é prejudicial à saúde e aumenta o risco de incêndios florestais. O índice de ontem foi o segundo menor registrado na história, atrás apenas dos 7% registrados no período de estiagem de 2024.

Leia também

Além disso o calor também prevalece, com as temperaturas podendo chegar a 32º C. Com a persistência desse cenário, mesmo após as chuvas registradas no DF no dia 18/9, a atenção com a saúde deve redobrar. Médicos recomendam hidratação constante, umidificação do ambiente, evitar atividades físicas nos horários mais críticos do dia.

Mais informações podem ser obtidas com os bombeiros, por meio do telefone 193 e com a Defesa Civil, por meio do número 199.

Sair da versão mobile