Chá anti-inflamatório tradicional rico em vitamina C reforça imunidade

Em tempo de gripes e resfriados, bebidas caseiras se tornam uma opção natural por oferecer conforto imediato e sensação de alívio. Entre elas, a combinação de chá mel com limão é reconhecida pelo sabor agradável e pelo efeito calmante na garganta.

Embora a bebida não substitua tratamentos médicos, ela pode atuar como um aliado no dia a dia, ajudando na hidratação, promovendo sensação de bem-estar e melhorando o desconforto respiratório.

A mistura contém compostos bioativos que, quando consumidos de forma adequada, oferecem contribuições nutricionais, como antioxidantes e vitamina C, que complementam hábitos saudáveis e podem colaborar com a manutenção do sistema imunológico.

Leia também

Compostos bioativos do chá de mel com limão

O chá de mel com limão combina dois ingredientes naturais que apresentam compostos bioativos capazes de oferecer contribuições à saúde, principalmente quando inseridos em uma rotina equilibrada.

O mel contém açúcares naturais, enzimas, antioxidantes e pequenas quantidades de vitaminas e minerais, que ajudam a hidratar a garganta e oferecem uma fonte rápida de energia.

Já o limão se destaca pela vitamina C, flavonoides e outros compostos bioativos com efeito antioxidante e anti-inflamatório que podem contribuir para a proteção das células e apoiar o funcionamento do sistema imunológico.

“Esses compostos juntos podem amenizar sintomas de gripes e resfriados, embora não substituam tratamentos médicos quando necessários”, destaca Laíta Babio, nutricionista do Espaço Hi, em São Paulo.

Atuando de forma complementar, enquanto o mel oferece conforto imediato à garganta e uma sensação de bem-estar, o limão adiciona suporte antioxidante, o que provoca uma redução das pequenas inflamações.

Natashe Nassif, nutricionista de São Paulo e especialista em distúrbios hormonais, acrescenta que o chá deve ser encarado como uma opção adicional ao tratamento de doenças e não como uma opção milagrosa.

“O mel e o limão têm substâncias com ação anti-inflamatória, mas a quantidade que a gente consome em uma xícara chá não faz milagre. É legal como complemento dentro de uma alimentação equilibrada, mas não dá pra esperar um efeito terapêutico isolado”, destaca Natashe.

Principais benefícios do chá de mel com limão

O limão é rico em vitamina C, que fortalece o sistema imunitário, e contém potássio, importante para a pressão arterial. A fruta também possui antioxidantes e propriedades antibacterianas

Preparo correto do chá de mel com limão

Para que o chá preserve seus nutrientes, é importante atenção ao modo de preparo. A exposição do mel à água muito quente pode destruir parte das enzimas e reduzir a ação antioxidante, enquanto a vitamina C do limão se degrada com rapidez quando entra em contato com o ar ou é aquecida por longos períodos.

O recomendado é adicionar o mel somente depois que a água estiver morna e espremer o limão no momento do consumo. Dessa forma, os compostos ativos de ambos os ingredientes se mantêm mais estáveis, garantindo maior aproveitamento dos nutrientes.

Contraindicações

Embora seguro para a maioria das pessoas, o chá de mel com limão exige atenção em algumas situações específicas.

“O que realmente ajuda é ter uma rotina saudável como um todo: dormir bem, se alimentar de forma equilibrada, praticar atividade física. O chá entra como um aliado gostoso dentro desse contexto”, aconselha Natashe.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile