Chá de semente antioxidante ajuda a fortalecer a imunidade

Um ingrediente pequeno, mas que oferece muitos benefícios ao organismo. A semente de gergelim pode ser consumida em pratos doces ou salgados, como pães, bolos, biscoitos, saladas e iogurtes, e até mesmo em forma de chá, ajudando a fortalecer a imunidade e a prevenir doenças.

O gergelim é rico em lignanas e vitamina E, que dão ao alimento propriedades antioxidantes e anti-inflamatórias. A semente também é ótima fonte vegetal de cálcio, podendo ter mais que o leite, a depender da quantidade ingerida. “Ele também oferece fibras, proteínas, vitaminas do complexo B e minerais como magnésio, ferro e zinco”, explica a nutricionista Ingrid Ulhoa, de Brasília.

Os nutrientes e compostos presentes no chá de gergelim conferem à bebida benefícios que favorecem a saúde dos ossos, coração, além do fortalecimento do sistema imunológico.

Leia também

Benefícios do chá de gergelim

Segundo o professor de nutrição Leandro Rodrigues da Cunha, alternar os tipos de gergelim consumidos (branco, preto e marrom) é uma estratégia interessante para aumentar a variedade de sabores e ampliar os benefícios da bebida.

“O chá de gergelim é nutritivo e saboroso, mas funciona melhor como parte de uma alimentação equilibrada”, diz o docente da Universidade Católica de Brasília.

O gergelim, seja branco ou preto, é um verdadeiro tesouro nutricional

Como preparar chá de gergelim

Ingredientes:

Modo de preparo:
Torre levemente as sementes de gergelim para realçar o aroma e liberar os compostos benéficos. Depois triture e adicione à água quente, deixando em infusão por alguns minutos. Em seguida, coe e consuma. Não é indicado ferver as sementes diretamente em água quente.

Contraindicações da bebida

Apesar de oferecer vários benefícios à saúde, o chá de gergelim não deve ser ingerido por quem tem alergia à semente. Por conter oxalato, o consumo excessivo da bebida pode causar problemas em quem tem predisposição a cálculos renais. Gestantes e pessoas com problemas de saúde devem consultar um profissional antes de tomar a infusão.

Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!

Sair da versão mobile