A chegada de chuvas isoladas surpreendeu brasilienses na tarde desta quarta-feira (17/9). Os registros dos chuviscos foram em regiões do Gama, Lago Sul, Águas Claras e Guará.
Em algumas dessas áreas, a população havia percebido a concentração de nuvens carregadas, o que justificou a precipitação de horas depois.
Após o Distrito Federal registrar temperaturas elevadas, com máximas entre 32ºC e 35ºC nos últimos dias, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) havia previsto a possibilidade de chuvas isoladas nesta quarta.
No entanto, os índices não foram suficientes para serem considerados como registros de chuvas nas estações meteorológicas do Inmet.
Segundo o Inmet, o fenômeno é típico da época do ano, marcada pela transição entre o inverno e a primavera, que tem início na próxima segunda-feira (22/9). “Estamos no final do inverno, quase adentrando na primavera. Essa mudança marca a transição entre o período seco e o chuvoso”, explicou o instituto.
A média climatológica para setembro em Brasília é de 34 milímetros de chuva. Ainda de acordo com o Inmet, há previsão de novas pancadas isoladas ao longo da semana em diferentes regiões do DF, porém não são descartadas chuvas fortes, com raios, rajadas de vento e, até queda pontual de granizo, mesmo com as condições ainda pequenas.
Mesmo que sejam rápidos, os breves chuviscos aliviam um pouco da secura que castiga os brasilienses. Nesta quarta-feira, o tempo continua seco e com temperaturas elevadas. A máxima prevista é de 33º C. A umidade relativa do ar permanece em níveis baixos, variando de 25% a 30%, o que exige atenção especial à saúde.
Leia também
-
Sem previsão de chuva, semana será de calor extremo e secura no DF
-
Inverno: no início da fase de seca, DF tem registro de chuvas isoladas
-
Chuvas isoladas surpreendem brasilienses e refrescam regiões do DF
-
Massa de ar polar pode reforçar frio e provocar chuvas isoladas no DF
Dias sem chuva
Por fim, o Inmet também destacou que o DF completou 18 dias sem chuva. O último registro foi em 30 de agosto.
No entanto, outras localidades do DF estão em período maior de estiagem, como Brasília (117 dias sem registro de chuva na estação) e Aguas Emendadas que completou 139 dias sem registro de chuva.