A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) concedeu, nessa quarta-feira (17/9), a concessão do título de cidadão honorário de Brasília ao árbitro de futebol Wilton Pereira Sampaio.
O árbitro, que faz parte do quadro da FIFA há 13 anos, começou a carreira na Federação de Futebol do Distrito Federal (FFDF), em 2000, e chegou à Confederação Brasileira de Futebol (CBF) em 2003.
O Projeto de Decreto Legislativo (PDL) 366/2025, de autoria do deputado Pepa (PP), afirma que o árbitro é reconhecido “por sua postura firme, preparo físico exemplar e profundo conhecimento das regras”.
Leia também
-
Manzoni e Felix batem boca após insinuação de ameaça na CLDF
-
PL que impede transferência de táxi a herdeiros é aprovado pela CLDF
-
Projeto de lei estabelece prazo de 5 anos para ressarcimento ao erário
Ainda de acordo com a proposta, Wilton Pereira Sampaio é “exemplo de profissionalismo e resiliência, servindo de inspiração para jovens árbitros e amantes do esporte”.
“Sua trajetória demonstra que, com trabalho árduo e determinação, é possível transformar sonhos em realidade e conquistar respeito nos mais altos palcos do futebol mundial”, ressalta o projeto.
O deputado, ao justificar a homenagem, afirma que o árbitro é “um homem que honra o esporte, que leva no apito não apenas a autoridade das regras, mas também a paixão pelo jogo”.