O São Paulo saiu na frente no confronto contra o Palmeiras pelas quartas de final da Copa do Brasil, na noite desta quarta-feira (5), no Morumbi. A vitória por 1 a 0 contou com um belo gol do lateral Rafinha, no fim do jogo.
O clássico da volta está marcado para a próxima quinta-feira, dia 13, no Allianz Parque, às 20h (de Brasília).
Palmeiras informa que não fará coletiva no Morumbi e Leila justifica; veja o que ela falou
Jogador do Olimpia comemora Flamengo como adversário na Libertadores: “Tchau”; assista
Fluminense acha que Diniz pode ser efetivado na Seleção; saiba bastidores da negociação
O duelo era muito disputado e brigado até o gol de Rafinha, aos 37 minutos do segundo tempo. O lateral recebeu na ponta da área direita e arriscou chute forte, que contou com desvio do zagueiro Luan, do Palmeiras, para matar as chances de defesa de Weverton.
Agora, o Tricolor tem a vantagem do empate para avançar às semifinais da competição, como fez em 2022. Vale lembrar que não existe mais na Copa do Brasil a regra do gol fora de casa, ou seja, qualquer igualdade no saldo leva aos pênaltis e quem vencer, avança.
Como foi o jogo
São Paulo e Palmeiras protagonizaram nos 30 primeiros minutos um clássico brigado, disputado, com faíscas a cada dividida no Morumbi. Não à toa, sobrou competividade, mas faltou criatividade neste começo.
A primeira chance clara de gol veio aos 33, quando Calleri foi lançado em profundidade por Arboleda, encobriu o goleiro Weverton e, na hora de ganhar uma nota dez, finalizou para fora.
Richard Ríos, aos 40 minutos, tentou devolver o Palmeiras ao jogo. Após escanteio conquistado em finalização travada de Endrick, o colombiano arriscou bate de longe e a bola tirou tinta da trave.
Quase que instantaneamente, o Tricolor devolveu. Jogada trabalhada pelo meio, Wellington Rato driblou dois e finalizou com muita força para Weverton desviar para escanteio.
Ainda deu tempo para Endrick marcar um golaço, em jogada já parada por impedimento. O camisa 9 não ligou para o apito do juiz e finalizou com muita força no ângulo, de fora da área.
Bruxa à solta
“Saudável” apenas para 45 minutos, Calleri deixou o campo ainda na primeira etapa. Luciano também saiu, lesionado. Mesmo assim, foi do Tricolor aos três minutos a primeira chance em escapada de Caio Paulista, que entrou na área e finalizou muito forte, por cima do gol.
Alisson, que entrou na segunda etapa, também tentou de longe. Aos 16 minutos, o meia trouxe da direita para esquerda e arriscou bate muito forte, em chute que tirou tinta da trave.
Se já não estivesse com o departamento médico cheio, o São Paulo teve que trabalhar com mais uma mudança por lesão. Alan Franco sentiu dores na perna e precisou ser substituído por Diego Costa.
Santo Luan x Herói Rafinha
Se a criatividade dos times não era o forte, o São Paulo teve a chance mais clara do jogo aos 34 minutos do primeiro tempo. Caio Paulista desceu pela esquerda, encontrou David, que driblou Weverton e teve o gol aberto para finalizar. O zagueiro Luan salvou com o pé em cima da linha.
O São Paulo tentava marcar contra um Palmeiras que se limitava a defender e ameaçar em estocadas de contra-ataque. De tanto tentar, o Tricolor acertou. Aos 37, Rafinha recebeu bola de fora da área e resolveu arriscar. A bola desvia no próprio Luan, heró instantes antes, e caiu no ângulo de Weverton. 1 a 0.
Próximos compromissos
O São Paulo viaja ao interior paulista para a 14ª rodada do Brasileirão. O time encara o Red Bull Bragantino neste domingo (9). A bola rola às 16h (de Brasília).
Já o Palmeiras também não viaja e permanece em São Paulo para importante compromisso do Brasileiro. O Verdão recebe o Flamengo, no Allianz Parque, neste sábado (8), às 21h (de Brasília).
São Paulo 1 x 0 Palmeiras
São Paulo: Rafael; Rafinha, Arboleda, Alan Franco (Diego Costa, 22min 2ºT), Caio Paulista; Pablo Maia, Gabi Neves (Alisson, 1min 2ºT), Rodrigo Nestor (David, 32min 2ºT), W. Rato; Luciano (Rodriguinho, 1min 2ºT) e Calleri (Juan, 1min 2ºT). Técnico: Dorival Júnior.
Palmeiras: Weverton; Mayke, G. Gómez, Luan, Murilo, Piquerez; Gabriel Menino (Jhon Jhon, 30min 2ºT), Richard Ríos, Raphael Veiga (Luis Guilherme, 42min 2ºT); Dudu (Breno Lopes, 30min 2ºT), Endrick (Flaco López, 30min 2ºT). Técnico: João Martins (Abel Ferreira).
Gol: Rafinha (37min 2ºT), do São Paulo.
Cartões amarelos: Gabriel Neves (44min 1ºT); Pablo Maia (44min 1ºT); David (47min 2ºT); Wellington Rato, (49min 2ºT), do São Paulo; Mayke (41min 2ºT); Gustavo Gómez (47min 2ºT), do Palmeiras.
Motivo: Jogo de ida das quartas de final da Copa do Brasil.
Data e horário: 5 de julho de 2023, quarta-feira, às 19h30 (de Brasília).
Local: Morumbi, em São Paulo.
Público: 54.593 torcedores.
Renda: R$ 4.169.660,00.
Árbitro: Bráulio da Silva Machado-SC.
Assistentes: Neuza Ines Back-SP e Danilo Manis-SP.
VAR: Daiane Muniz-SP.
Este conteúdo foi originalmente publicado em Copa do Brasil: São Paulo sai em vantagem contra Palmeiras com golaço de Rafinha no site CNN Brasil.