O encontro de tricolores promete. Bahia e Grêmio se enfrentam nesta terça-feira(4), pelas quartas de final da Copa do Brasil, às 21h, na Arena Fonte Nova.
O histórico na competição favorece os gaúchos. Em 8 encontros, o Grêmio ganhou do Bahia por 6 vezes. Há, também, um empate e uma única vitória dos baianos. O Tricolor do Aço não ganha do Grêmio há 18 anos pela Copa do Brasil.
Os times vão se enfrentar 3 dias depois de partida pelo Brasileirão em que o Grêmio, em Salvador, venceu o Bahia por 2 a 1.
Leia mais
Hulk nervoso! Reclamação é motivo da maioria dos cartões do atleticano em 2023
Bahia tem segundo jogador envolvido em acidente de carro em menos de um mês
Dono do Inter Miami fala sobre possível contratação de Luis Suárez
Tudo de novo
A tabela do Campeonato Brasileiro rendeu um fato inusitado. É o mesmo jogo, no mesmo lugar. No sábado (1), o Bahia perdeu para o Grêmio por 2 a 1 no Campeonato Brasileiro, na Arena Fonte Nova. 3 dias depois, o mesmo jogo se repetirá na Copa do Brasil. A sequência é inédita. Os gaúchos ficaram e treinaram em Salvador após o jogo de sábado.
O time de Renato Paiva pode contar com mudanças pontuais em um provável esquema tático mais ofensivo. Um provável Bahia terá: Marcos Felipe; Cicinho, Kanu, Vitor Hugo, Ryan; Acevedo, Rezende, Thaciano, Cauly; Kayky, Mingotti.
Renato Portaluppi deve repetir o Grêmio que venceu o Bahia. O time vai bem no Brasileirão e é o vice-líder da competição. Uma possível escalação seria: Gabriel Grando; João Pedro, Gustavo Martins (Bruno Alves), Bruno Uvini, Kannemann, Reinaldo; Villasanti, Carballo, Cristaldo, Bitello; Luis Suárez.
18 anos sem vencer
Era dia 16 de fevereiro de 2005. Os tricolores se enfrentaram, no jogo de ida da primeira fase, na Fonte Nova. O Bahia, comandado por Hélio dos Anjos, superou o Grêmio do técnico uruguaio Hugo de Léon. Guaru abriu o placar com um lindo gol olímpico. Somália empatou para os gaúchos e o ídolo Viola definiu o placar em 2 a 1 para o Bahia. Porém, pelo critério de gol fora, a vitória no jogo de volta, no Olímpico, por 1 a 0 foi o suficiente para classificar o Grêmio. São, portanto, 18 anos sem vencer.
Por outro lado, o Grêmio tem um ótimo retrospecto contra o Bahia. Venceu 6 jogos contra o Tricolor de Aço. Foi um empate e vitórias em 1989, 2005, 2012 e 2019. Em 8 jogos, o Grêmio balançou as redes do adversário por 11 vezes e sofreu apenas 4 gols.
Em 2019, o Grêmio de Geromel e companhia era comandado por Renato Portaluppi.
Tem mais
O próximo jogo será no dia 12/07, às 19h na Arena do Grêmio e vale a vaga para a semi.
Este conteúdo foi originalmente publicado em De novo: 3 dias depois do Brasileirão, Bahia e Grêmio jogam na Copa do Brasil no site CNN Brasil.