O desembargador aposentado Sebastião Coelho utilizou novamente as redes sociais para criticar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes. No mais recente vídeo, veiculado nesta terça-feira (16/12), o magistrado chama Moraes de “abusador confesso contra as garantias fundamentais”.
“Ainda sobre o lançamento do canal ‘SPT’ Notícias [SBT Notícias], dois fatos me chocaram profundamente. O primeiro é que a estrela da festa foi Alexandre de Moraes, um abusador confesso contra as garantias fundamentais. Ele foi aplaudido”, disse.
No mesmo vídeo, Sebastião também aproveitou para criticar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas. Segundo o desembargador aposentado, o fato de Tarcísio ter aplaudido Moraes no canal SBT, mostra que o chefe do Executivo de SP “continua em posição dúbia” – fazendo referência a uma falta de posicionamento do político.
“Você não aplaude algo que não concorda. Então, esse aplauso do governador Tarcísio mostra que ele continua naquela posição dúbia. Ele não sabe se agrada de verdade a direita – porque precisa dos votos, ou se agrada a Alexandre de Moraes e o STF – não sei por quais motivos. Mas nós temos que ter lado. Não adianta ter: ‘Um momento é de um lado” e “um momento é de outro’”, pontuou.
Veja:
Ver essa foto no Instagram
Um post compartilhado por Sebastião Coelho (@desembargadorsebastiaocoelho)
Leia também
Coelho também disse que o senador Flávio Bolsonaro (PL) tentou justificar, em vão, os aplausos de Tarcísio.
“Senador Flávio, gosto muito do senhor. No dia 16 de agosto de 2022, no Plenário do Tribunal Superior Eleitoral, o seu pai Jair Bolsonaro era o presidente da República. Naquele evento, na posse de Alexandre de Moraes, várias pessoas aplaudiram as bravatas que ele lançou, mas o presidente Bolsonaro e os ministros não levantaram para aplaudir”, declarou Sebastião.
“Eu estava umas 10 fileiras atrás e não levantei ou aplaudi. Uma pessoa desconhecida ao meu lado também não aplaudiu, porque nós só aplaudimos aquilo que concordamos”, provocou.
Ainda mencionando o canal SBT, o desembargador aposentado disse que “o episódio mostrou que existe uma direita unida” no Brasil. “A reação, especialmente após o vídeo do cantor Zezé de Camargo, mostra que nós temos um povo unido que vai dar a resposta devida nas urnas em 2026”, finalizou.
Em outro vídeo, Sebastião também pediu boicote ao SBT: “Não vamos assistir, assim como não assistimos outro canal”.
“Cabeça de ovo”
Há tempos Sebastião Coelho costuma provocar o ministro Alexandre de Moraes. Em 3 de agosto deste ano, por exemplo, o magistrado levantou vaia a Moraes durante caminhada em um ato político no Eixão, em Brasília.
Por alguns momentos, manifestantes gritaram “Cabeça de ovo, supremo é o povo! Cabeça de ovo, supremo é o povo!”, sob condução do magistrado.
No mês seguinte, Coelho publicou na rede social X que sentia desejo de “vomitar na cabeça” do ministro do STF. A publicação foi feita minutos após Moraes considerar, em seu voto, Bolsonaro líder da “organização criminosa” responsável pelo golpe de Estado.
Não satisfeito, Sebastião também costuma provocar o comandante do Exército Brasileiro, Tomás Miguel Miné Paiva. Em um vídeo veiculado em seu perfil no Instagram, o magistrado disse que Tomás “trilhou pelo caminho de submissão e conivência com Alexandre de Moraes” ao não se posicionar contra a prisão de Bolsonaro.