O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) vai iniciar, na próxima segunda-feira (1º/12), a fiscalização de licenciamento do final do ano em veículos que tenham placas final 6, 7 ou 8. Os motoristas devem adquirir o licenciamento até este domingo (30/11).
A partir de segunda, os condutores cujos automóveis com placas que terminem em 6, 7 ou 8 só poderão circular com o Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV), em formato digital, que pode ser emitido pelo aplicativo da Carteira Digital de Trânsito; pelo Portal de Serviços do Detran, ou impresso em uma folha branca A4.
A licença está disponível para os motoristas nas plataformas digitais até o 5º dia útil do pagamento do Imposto sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
Vale também lembrar que o prazo final para obter o licenciamento em veículos com final de placa 9 e 0 é até a véspera do ano novo, no dia 31 de dezembro.
Veja o cronograma:
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB) não permite o tráfego sem possuir a licença, com multa de R$ 293,47, em caso de ausência do documento, além de ser uma infração considerada gravissíma com sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH), e recolhimento.
Mesmo assim, de acordo com o Detran, apenas 38% da população automobilística está licenciada, isto é apenas 826.657 de 2.163.353 veículos registrados no Brasil.
O documento de licenciamento, o CRLV, não é mais impresso em papel moeda desde 2021 pelos órgãos de trânsito, por isso o condutor precisa se atentar a apresentar a CRLV apenas digitalmente ou impresso em folha A4.
