DF tem a 3ª maior queimada do ano; equivalente a 574 campos de futebol

O 7 de setembro do Distrito Federal, conhecido pela celebração da Independência do Brasil, acabou sendo marcado por um outro fator: os incêndios florestais. Segundo o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), foram combatidos incêndios em 546 hectares de vegetação, nesse domingo (7/9). A área equivale a aproximadamente 574 campos de futebol.

Leia também

Este é o terceiro maior número de área queimada registrada em 2025, ficando apenas atrás das ocorrências dos dias de 16 agosto (916 hectares) e 17 de agosto (656 hectares).

De acordo com a corporação, as equipes foram acionadas em 42 ocorrências de incêndio em vegetação no domingo. A situação é recorrente em virtude do clima seco na capital.

Os números se referem apenas a ocorrências reais de incêndio em vegetação. Ou seja, acionamentos para fogo em lixo, amontoados de madeira, entulho, queimas programadas, dentre outro tópicos, não fazem parte da estatística registrada.

Como medida de prevenção aos incêndios, o CBMDF destaca alguns cuidados a serem seguidos durante este período.

 

Recomendações

Segundo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a previsão é que, durante a semana, o Distrito Federal permaneça em alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar, o que representa a variação da umidade entre 30% e 20%, com baixo risco de incêndios florestais.

A previsão é de que nesta segunda-feira (8/9) e sexta-feira (12), a umidade mínima ficam em 20%. Já nos demais dias, terça (9), quarta (10) e quinta-feira (11), a umidade estará em 25%.

A recomendação durante a baixa da umidade é não se expor ao sol nas horas mais quentes. Assim como as atividades físicas que, segundo o Ministério da Saúde, as pessoas devem evitar entre 10h e 16h.

Além disso, é recomendado beber bastante água ao longo do dia e há ainda uma indicação para não consumir bebidas diuréticas, como café e álcool.

Sair da versão mobile