O Autódromo Internacional Nelson Piquet, em Brasília, está prestes a reabrir após quase 12 anos fechado e volta com um título importante. Com 5.384 metros de extensão, o circuito será novamente a maior pista de automobilismo em atividade no Brasil, superando o tradicional Autódromo de Interlagos, em São Paulo, que recebe o GP do Brasil de Fórmula 1 desde 1990.
O Governo do Distrito Federal (GDF) investiu R$ 60 milhões para modernizar a pista, mantendo o traçado clássico, mas adaptando tudo aos padrões atuais de segurança exigidos pelas federações internacionais de automobilismo (FIA) e motociclismo (FIM).
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Pista do Autódromo de Brasília após reforma: traçado de 5,3 km supera Interlagos e volta a ser o maior do país
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Nova Curva 1 do circuito brasiliense recebeu inclinação de 5°, permitindo maior velocidade de entrada dos carros
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Arquibancadas do autódromo oferecem visão ampla do traçado, um dos poucos do mundo com visibilidade quase total
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Reforma de R$ 60 milhões modernizou áreas de escape, guard rails, paddock e sistemas de segurança do complexo
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Conheça os principais circuitos do país
- Autódromo José Carlos Pace (Interlagos) – São Paulo
Principal palco do automobilismo brasileiro. Inaugurado em 1940, recebe o GP do Brasil de Fórmula 1 desde 1972
- Autódromo Internacional de Goiânia – Goiás
Construído nos anos 1970, sedia etapas importantes da Stock Car e outras categorias de alto desempenho.
- Autódromo Zilmar Beux (Cascavel) – Paraná
Criada em 1967, a corrida reúne carros de turismo e é considerada uma das competições mais tradicionais do automobilismo brasileiro.
- Autódromo Velocitta – São Paulo
Inaugurado em 2012 em Mogi Guaçu. Possui vários traçados homologados pela FIA e se tornou parada obrigatória das principais categorias nacionais.
- Autódromo Internacional de Tarumã – Rio Grande do Sul
A pista começou a ser construída no fim da década de 1960, impulsionada por pilotos e entusiastas gaúchos que queriam um circuito permanente no estado.
O novo traçado mantém a essência da pista original, mas ganhou atualizações que aumentam a segurança e a velocidade. São 16 curvas — nove para a direita e sete para a esquerda — distribuídas em seis possíveis configurações, o que permite diferentes tipos de prova. A largura da pista, que varia entre 14 e 15 metros, facilita ultrapassagens.
As retas também chamam atenção. A maior delas tem 803 metros; a de largada, 614; e a oposta, 502 metros. A Curva 1, de alta velocidade, ganhou cinco graus de inclinação, permitindo uma entrada mais rápida dos carros.
“Além do traçado antigo, criamos novos layouts. A curva da reta agora tem cinco graus de inclinação, algo único no Brasil”, afirma o presidente do BRB, Paulo Henrique Costa. O banco é responsável pela administração do autódromo desde 2022, por meio de concessão da Terracap válida por 30 anos.
Outro destaque é a boa visibilidade: das arquibancadas, o público consegue acompanhar quase todo o circuito. A localização central, perto de hotéis, shoppings e transporte público, também facilita a realização de grandes eventos.