A Fundação Hemocentro de Brasília (FHB) iniciou a campanha da semana nacional do doador de sangue. A mobilização é realizada em homenagem ao Dia Nacional do Doador que será celebrado nesta terça-feira (25/11).
A campanha deste ano tem como tema “Doe sangue, desbloqueie quatro vidas”, inspirado em uma analogia voltada ao videogame. A ideia da mensagem é: uma única doação pode salvar até quatro pessoas.
Todos as tipagens sanguíneas são aceitas, com uma atenção especial para O- e todas as outras com fator Rh negativo (A-, B- e AB-), consideradas mais raras para doação.
Para participar, os doadores deverão agendar a doação pelo site Agenda DF ou pelo telefone 160, opção 2.
Segundo o Hemocentro, serão feitas diversas ações voltadas à conscientização da população sobre a importância da doação, além de uma programação especial aos doadores, que se estenderá até este sábado (29/11).
Uma delas é a oportunidade que será ofertada aos doadores de conhecer a Feira Rural do Hemocentro, nesta quarta-feira (26/11). Criada em parceria com a Emater-DF, a feira tem como objetivo promover a agricultura familiar e incentivar hábitos de vida saudáveis, aproximando produtores locais da comunidade de doadores.
Leia também
Quem pode doar
Para a realizar a doação de qualquer tipo sanguíneo é preciso:
- Ter entre 16 e 69 anos
- Pesar acima de 51 kg e estar saudável
- Aqueles que passaram recentemente por cirurgia e exame endoscópico ou fazem uso regular de medicamentos devem consultar o site do Hemocentro antes da doação.
- Doadores que tiveram gripe, Covid-19 ou dengue recentemente, precisam respeitar os prazos de inaptidão temporária antes de se candidatar a doação.
- Pacientes diagnosticados com dengue clássica devem aguardar 30 dias para se candidatar à doação de sangue. No caso de dengue hemorrágica, o prazo é de seis meses.