Em busca do corpo ideal, muitas pessoas se submetem a dietas restritivas ou métodos radicais que prometem emagrecimento instantâneo. Essas soluções até podem provocar alguma perda de peso no curto prazo, mas, além de perigosas para a saúde, quase sempre são insustentáveis. O resultado costuma ser o temido efeito sanfona, em que os quilos perdidos voltam rapidamente.
A repetição desse ciclo pode comprometer o metabolismo e aumentar os riscos de problemas como ansiedade, compulsão alimentar e distúrbios hormonais. Para a nutricionista Adriana Stavro, mestre pelo Centro Universitário São Camilo, a saída mais segura é buscar orientação profissional e entender que o emagrecimento saudável é um processo multifatorial.
“O sobrepeso e a obesidade são o resultado de um conjunto complexo de interações entre fatores genéticos, comportamentais e ambientais. Embora milhares de dietas, poções mágicas, livros e dispositivos para perda de peso tenham sido oferecidos ao público, a etiologia multifatorial da obesidade continua desafiando médicos e pesquisadores”, afirma.
Leia também
A seguir, Adriana reúne oito orientações fundamentais para quem quer emagrecer com segurança e manter os resultados a longo prazo.
Oito dicas para emagrecer com segurança
1. Atenção ao tamanho da porção. Uma pessoa deve determinar o tamanho das porções adequadas, de acordo com seus objetivos de perda de peso, níveis de atividade e necessidades individuais.
2.Escolha porções pequenas e coma devagar. Diminuir o ritmo nas refeições e escolher porções menores pode ajudar a evitar excessos, pois dá ao cérebro tempo para dizer ao estômago quando já comeu o suficiente.
3. Cuidado com as distrações. Desligar a televisão, o computador ou o smartphone durante as refeições também pode ajudar a focar na comida e não exagerar.
Leia a matéria completa no site Sportlife, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!