Neste domingo (10), será realizada a segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2024, com início às 13h30 (horário de Brasília), nos 1.753 municípios que participam do exame em todos os estados do Brasil, além do Distrito Federal. A prova, aplicada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), terá cinco horas de duração e avaliará os conhecimentos dos estudantes em 90 questões de ciências da natureza (química, física e biologia) e matemática.
Conforme regulamento do Inep, os candidatos podem deixar as salas de prova apenas após duas horas do início. Aqueles que desejarem levar o caderno de questões devem esperar os 30 minutos finais para sair. A fiscalização durante o exame inclui o uso de detectores de metais nas idas aos banheiros, com o intuito de evitar fraudes.
Como nas edições anteriores, o exame será aplicado em quatro fusos horários distintos. Em Fernando de Noronha (PE), onde o fuso horário está uma hora à frente de Brasília, os portões serão abertos às 13h e fechados às 14h no horário local. Em estados como Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Roraima e boa parte do Amazonas, os portões abrem às 11h e fecham ao meio-dia. No Acre, a entrada será permitida das 10h às 11h.
Para todos os participantes, o término do exame está previsto para 18h30 (horário de Brasília), exceto em casos de tempo adicional previamente solicitado e aprovado, que se estende até 19h30. Candidatos que optaram pela videoprova em Língua Brasileira de Sinais (Libras) terão o exame finalizado às 20h30.
Documentação Obrigatória e Materiais Permitidos
A entrada nas salas será permitida apenas mediante apresentação de um documento oficial com foto, em versão impressa ou digital, conforme especificado no edital. A partir deste ano, boletins de ocorrência e documentos de identificação que não estejam previstos no edital não serão aceitos.
Para realizar o exame, é obrigatória a utilização de caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente. Lanches são permitidos, mas serão inspecionados. Todos os demais pertences devem ser guardados em um envelope lacrado e colocado sob a carteira.
Recomendações e Dicas
Embora o local de prova não seja alterado entre os dias de aplicação, o Inep recomenda que os candidatos levem o cartão de confirmação impresso novamente, com informações como horário, sala, e eventuais direitos a atendimento especializado. O acesso ao cartão pode ser feito na página do participante do Inep, com CPF e senha cadastrados no site Gov.br.
A segunda etapa do Enem é crucial para muitos estudantes que buscam vagas em universidades públicas ou bolsas em instituições privadas, sendo uma oportunidade determinante para o futuro acadêmico.