Entenda por que você não deve pular o cardio na academia

Não é nenhuma novidade que a prática regular de exercícios físicos faz bem à saúde. Dados do Ministério da Saúde mostram que a atividade física frequente (como o cardio) é fundamental para prevenir e tratar doenças crônicas não transmissíveis.

Além disso, segundo a pasta, as enfermidades causadas pelo sedentarismo são responsáveis por 71% de todas as mortes no mundo, incluindo as de 15 milhões de pessoas por ano com idade entre 30 e 70 anos.

Assim como o restante do corpo, o coração também é um músculo. Portanto, ele se beneficia da atividade física. Nesse sentido, o condicionamento cardiovascular (o famoso cardio) aumenta a capacidade do coração de bombear sangue para os outros órgãos, melhorando a capacidade de conduzir oxigênio para todo o corpo.


0

“Com a supervisão de um médico, a atividade física pode ajudar a melhorar a autoestima e a qualidade de vida das pessoas, reduzir a pressão arterial, controlar o peso, diminuir a coagulação sanguínea, aumentar a capacidade cardiorrespiratória e reduzir a pressão sanguínea, diminuindo o risco de problemas cardíacos como o AVC”, afirma o cardiologista Rizzieri Gomes.

Leia a reportagem completa no Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.

Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.

Sair da versão mobile