Nesta terça-feira (4), um total de 37.663 famílias no Rio Grande do Sul confirmaram os dados cadastrados pelas prefeituras e estão prontas para receber o benefício de R$ 5,1 mil. Esta é a segunda remessa do Auxílio Reconstrução, um esforço do governo federal para apoiar as famílias afetadas pelo recente fenômeno climático no estado. O pagamento será efetuado pela Caixa Econômica Federal.
Das 47.584 famílias cadastradas nesta fase, 9.921 ainda devem receber o auxílio nos próximos dias. Até o momento, 92.176 famílias foram aprovadas para receber o auxílio nas duas remessas, sendo que 38.244 já têm o dinheiro disponível em suas contas, referentes à primeira remessa.
O ministro Paulo Pimenta, da Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, destacou a importância de uma ação rápida e eficaz: “É orientação do presidente Lula que estejamos ao lado dos municípios, do governo do estado e, sobretudo, das pessoas neste momento de dificuldade para auxiliar no acesso ao recurso o mais rápido possível. As famílias precisam retomar suas vidas”.
O ministro da Integração e do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, enfatizou a necessidade de continuidade nos trabalhos das prefeituras: “Os municípios podem e devem alimentar o sistema o tempo todo. Nosso objetivo é agilizar o processo de liberação do recurso”.
O Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional já autorizou a liberação de R$ 391,2 milhões para atender 218 municípios. No total, 476 planos de trabalho foram aprovados. Além disso, o ministério começou a receber planos de trabalho para a reconstrução das áreas destruídas pelo desastre, com 55 planos de reconstrução atualmente em análise.
Essa iniciativa visa não apenas proporcionar alívio imediato, mas também facilitar a recuperação a longo prazo das áreas afetadas, garantindo que as comunidades possam se reerguer e retornar à normalidade o mais rápido possível.