O protetor solar é um produto muito importante na rotina de qualquer pessoa, evitando o desenvolvimento de diversas doenças de pele causadas pela exposição excessiva aos raios solares. Porém, muitas pessoas ainda deixam de usá-lo, muitas vezes por preguiça ou por não saberem bem a sua importância.
Há ainda o problema das fake news sobre o produto, que dizem, por exemplo, que ele causa doenças ou deve ser usado apenas em dias de muito calor. Isso faz com que mais pessoas deixem de se proteger.
Para acabar com as principais dúvidas sobre o protetor solar, a dermatologista Fabiola Bordin lista fatos e fakes sobre o produto:
Protetor solar causa câncer? FAKE
Esse assunto surgiu na internet depois que um estudo realizado na Austrália demonstrou que as pessoas que utilizavam protetor solar tinham maior frequência de câncer de pele.
“Isso é o que chamamos de ‘paradoxo da proteção solar’. As pessoas de pele clara tendem a se proteger mais do sol e são as que têm mais câncer de pele. E as pessoas que aplicam protetor solar acham que, por a pele estar mais protegida, podem ficar mais tempo no sol. Só que a maioria das pessoas aplicam protetor de maneira errada e não estão protegidas” diz a especialista.
Portanto, o uso do protetor solar nestes casos gera uma falsa sensação de proteção e as pessoas ficam mais tempo bronzeando, o que causa maior frequência de câncer de pele.
Precisa usar protetor solar durante o dia mesmo em casa? FATO
Você não precisa usar protetor solar à noite ou ficar 100% do seu dia com ele. Porém, se estiver perto de uma janela, por exemplo, o ideal é aplicar por protetor, já que o vidro não protege a pele do UVA.
Maquiagem com FPS protege a pele igual protetor com cor? FAKE
Maquiagem ajuda a proteger a pele, mas não tem a mesma função que o protetor solar.
Leia a reportagem completa no Alto Astral, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!