Filhotinhos de arara e tucano: veja aves silvestres resgatadas no DF

A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) resgatou, nessa segunda-feira (23/9), aves da fauna silvestre brasileira que eram usadas para o tráfico de animal silvestre. A ação foi realizada pela 19ª Delegacia de Polícia (Ceilândia), em conjunto com o Instituto Guarda Nacional.

Quatro filhotes de papagaio da Amazônia e outras oito espécies de aves foram resgatadas. O suspeito do tráfico foi preso em flagrante durante a operação.

Segundo as investigações, as aves tinham um valor de mercado que variavam de R$ 750 a R$ 1500 para a venda no tráfico.

Entenda mais sobre a operação:

Resgate de um tucano

Em outra ocasião, também nessa terça-feira, o Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF) resgataram um tucano em uma avenida localizada em Santa Maria.

Durante a ocorrência, as equipes dos bombeiros identificaram que a ave apresentava uma fratura no bico. Por conta disso, a ave foi encaminhada ao quartel, onde permaneceu sob cuidados até a chegada da equipe especializada para transporte.

Logo após, o tucano foi redirecionado ao Hospital Veterinário da Fauna Silvestre (HFAUS), em Taguatinga, e passará por uma no avaliação para receber o tratamento adequado e, caso seja possível, será reintegrado ao seu habitat nacional.

A ação integrou o Projeto Piloto de Resgate de Fauna Silvestre Vertebrada, implementado pelo CBMDF em 1º de agosto de 2025. O projeto é voltado justamente ao atendimento de ocorrências envolvendo aves, mamíferos e répteis silvestres.

Sair da versão mobile