O Governo do Distrito Federal (GDF) fará mais uma ação de acolhimento e assistência social a pessoas em situação de rua em seis pontos de Brasília (DF). Além da oferta de apoio, haverá a retirada dos barracos.
As equipes de acolhimento vão oferecer para as famílias acesso a equipamentos e programas de apoio. Na sequência, todas estruturas serão desmontadas pela Secretaria de Proteção da Ordem Urbanística (DF Legal).
No caso dos barracos, as estruturas de madeira, lona e ouros itens serão desconstruídas e jogadas em um caminhão do Serviço de Limpeza Urbana (SLU). Barracas de acampamento serão desmontadas e entregues aos donos.
Veja os locais onde ocorrerão as ações:
- Área verde entre o Colégio Seriös e o Aeroclube;
- SGAS 904, atrás da UDF e ao lado da Nad’Arte;
- SQS 303, área verde do interior da quadra e entre a 303 e a 304, nos fundos da Igreja São Camilo;
- Entre o SGAS 607 e SES 809, em frente à Embaixada da Bélgica;
- SGAN 610;
- SGAN 611.
Leia também
-
Lula veta 1º projeto de nomeação de 2 mil policiais no DF. Entenda
-
Bolsa Família no DF: pagamento será antecipado em dezembro. Veja datas
As pessoas em situação de rua também serão encaminhadas para atendimento da Secretaria de Desenvolvimento Social (Sedes-DF). A DF Legal fará o transporte dos pertences das famílias ao local regular indicado pelos ocupantes.
Em último caso, o governo levará os objetos pessoais ao depósito da pasta, no SIA Trecho 04, Lotes 1380/1420, para retirada em até 60 dias, sem custos para o responsável.
Mapeamento
No decorrer da semana, equipes realizaram abordagens sociais e atendimentos prévios nos locais, mapeando o público que será atendido e suas demandas.
A ação é coordenada pela Casa Civil e será realizada no sábado (22/11) e no domingo (23/11). Além da Sedes e da DF Legal, diversos órgãos públicos vão participar, como as secretarias de Saúde (SES-DF), Educação (SEEDF), Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Renda (Sedet-DF) e Segurança Pública (SSP-DF).
A Sedes tem 26 equipes volantes que fazem constantemente o trabalho de monitoramento e acolhimento e famílias em situação de vulnerabilidade.
