Um grupo criminoso de Passo Fundo, cidade do Rio Grande do Sul, foi preso pela Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF), após ser flagrado aplicando o golpe do “bilhete premiado”. A ação conjunta foi deflagrada pela 2ª (Asa Norte) e a 11ª (Núcleo Bandeirante) delegacias de polícia.
A investigação teve início após a identificação de uma série de crimes de estelionato com a mesma forma de agir, no DF.
“É o mesmo modo que outros grupos, já desarticulados, agiam. Dizem ter um bilhete premiado, porém, por conta da religião ou outro motivo, não podem ficar com o prêmio e pedem uma quantia em dinheiro para passar o valor à vítima”, disse o delegado-chefe da 2ª DP, Paulo Noritika, ao Metrópoles.
Diante do padrão, a delegacia responsável intensificou a troca de informações de inteligência com outras unidades policiais do DF e da região Sul. Por meio dessa colaboração, foi possível apurar que um grupo criminoso se deslocaria para a capital federal com o objetivo específico de praticar o golpe.
A reportagem apurou que esta não foi a primeira vez que o grupo veio para o DF, com o objetivo de praticar o delito. Ele também teria vindo para a capital do país em julho.
Com base nessas informações, as equipes da PCDF iniciaram o monitoramento do grupo. Durante o acompanhamento, os investigadores confirmaram que os suspeitos haviam feito uma nova vítima, na manhã dessa quinta-feira (16/10): uma senhora idosa, residente na Asa Norte.
Paulo Noritika afirmou que a prisão ocorreu logo após a aplicação do golpe na Asa Norte. “A operação desarticulou uma organização criminosa composta por duas mulheres e quatro homens, que atuava de forma direcionada contra um público vulnerável”, comentou.