Com a campanha de Dezembro Laranja, de conscientização sobre o câncer de pele, diversos hospitais pelo país promovem o dia do atendimento gratuito neste sábado (13/12). No Distrito Federal, o posto que realizará exames dermatológicos preventivos gratuitos é o Hospital da Asa Norte (Hran).
A campanha, promovida pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), ocorrerá das 9h às 15h no centro médico localizado no início da Asa Norte, na SMHN 101, próximo ao Shopping Conjunto Nacional.
Em todo país, mais de 100 postos promoverão a campanha. Acesse este link e localize o posto mais perto da sua região.
Dados sobre o câncer
O câncer de pele representa 33% de todos os casos de câncer no Brasil, segundo dados divulgados pelo Ministério da Saúde. Com a realização de check-up anual com dermatologistas, a prevenção e diagnóstico precoce podem auxiliar no tratamento da doença.
Este câncer é provocado pelo crescimento anormal e descontrolado de células que compõem a pele, e pode ser dividido entre:
- Carcinoma basocelular: surge frequentemente em áreas expostas ao sol, como costas, face, orelhas, pescoço… tem baixa letalidade e pode ser curado quando precocemente detectado. Apresenta-se como uma lesão vermalha, brilhosa com crosta central e que pode sangrar com facilidade.
- Carcinoma Escamoso: pode desenvolver em todas as partes do corpo, mas mais comom nas áreas expostas ao sol. Com coloração avermelhada, se parece com uma verruga ou com uma ferida que não cicatriza.
- Melanoma: é o menos frequente dos cânceres de pele, mas com maior índice de mortalidade, e chance de cura de mais de 90% com detecção precoce. Parece com uma pintal ou sinal, em tons castanhos, que mudam de cor, formato e tamanho.
Alguns fatores considerados de risco são: histórico familiar da doença, muitas queimaduras de sol durante a vida, muitas sardas ou pintas pelo corpo, pele muito clara, do tipo que sempre queima no sol, e nunca bronzeia, já ter tido a doença e ter mais de 65 anos
As melhores maneiras de prevenir são explorar as proteções solares: camiseta, chapéu, filtro solar com FPS 30 ou maior diarimaente e redobrar atenção e aplicação em caso de exposição direta, evitar se expor ao sol em horários críticos e consultar médicos dermatologistas.
Sobre a campanha
No ano de 2024, a campanha de atendimento gratuito atingiu 18 mil pessoas. Por ter abrangência nacional, são mais de 100 postos pelo país, com voluntariado de mais de 2 mil médicos dermatologistas.
Desde 1999, a iniciativa somou mais de 600 mil consultas e identificou mias de 75 mil casos de cânceres cutâneos.
Das 18 mil pessoas atendidas, 62,51% declararam se expor ao sol sem proteção, e apenas 31,63% afirmaram fazer uso diário ou regular de protetor solar.