O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), visitou, no início da tarde desta quarta-feira (17/9), a arena dos Jogos da Juventude 2025, no Centro Internacional de Convenções do Brasil (CICB), em Brasília. A 17ª edição da maior competição esportiva jovem do país começou no último dia 10 e vai até o dia 25 de setembro.
“Fico muito feliz de ver todos esses jovens praticando esportes. Isso é muito importante, porque quem pratica esportes fica longe das drogas e sempre traz bons resultados nas escolas. Isso está mais do que provado, cientificamente, que fazer esportes com essa dedicação ajuda na formação desses jovens”, destacou o governador Ibaneis.
O chefe do Palácio do Buriti disse que o DF espera dar o exemplo.
“Vamos continuar nos colocando à disposição do Comitê Olímpico para qualquer evento que queira fazer na nossa capital”.
Com a soma de 17 medalhas no total, sendo sete de ouro, seis de prata e quatro de bronze, a delegação do Distrito Federal tem ganhado destaque em diversas modalidades nos Jogos da Juventude 2025, dentre elas, o tiro com arco e a esgrima, esportes não tão populares no Brasil.
“Os atletas estão dando muitas alegrias para a gente, já são 17 medalhas, a gente tem muita coisa ainda para poder disputar, o nosso ranqueamento comparado a outros Jogos também realmente tem se mostrado grande diferencial, estamos agora em sexto no ranking geral. O que vale realmente desses jogos é a experiência, as amizades que são feitas e sobretudo essa formação que se faz na base”, opinou o secretário de Esporte e Lazer do DF, Renato Junqueira.
Leia também
Jogos da Juventude 2025
Os jogos são transmitidos ao vivo pelo Metrópoles , pelo canal do portal no YouTube.
Nesta segunda semana, são realizadas as competições de águas abertas, basquete, futsal, remo virtual, triatlo, vôlei de praia e wrestling.
Na terceira e última semana de competições, entre os dias 21 e 25 de setembro, os esportes são badminton, ginástica rítmica, handebol, judô, taekwondo e vôlei.
Na primeira semana de transmissões, já foram disputadas as modalidades de atletismo, ciclismo, esgrima, ginástica artística, natação, tênis de mesa e tiro com arco.
A competição
Atletas de 26 estados e do Distrito Federal participam dos jogos em vários locais da capital federal, como o Centro Internacional de Convenções de Brasília, o Ginásio do Cruzeiro, o Sesi Taguatinga e a Universidade de Brasília.
Organizado pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), o evento conta com apoio da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (SEL-DF), responsável por garantir a infraestrutura necessária para a realização do maior evento multiesportivo do Brasil para atletas de até 17 anos.
Esta é a segunda vez que Brasília sedia os Jogos da Juventude. A capital federal realizou a primeira edição do evento em 2000. A última, em 2024, foi realizada em João Pessoa (PB), com 18 modalidades esportivas.
Segundo o COB, organizador do evento, foram inscritos 4,7 mil atletas, de até 17 anos de idade, todos provenientes de escolas públicas e particulares. A maioria dos participantes são mulheres (50,4% ou 2.369 alunos) e cerca de 200 voluntários trabalham em todos os pontos para auxiliar na logística do evento.