Com a reinauguração do Autódromo Internacional de Brasília marcada para o final deste mês, no dia 30 de novembro, o Arquivo Público do Distrito Federal (ArPDF) compartilhou documentos e imagens históricas, que contam um pouco dos principais marcos da trajetória do local.
Inaugurado em 3 de fevereiro de 1974, o Autódromo ficou fechado por 11 anos por faltas de reformas na estrutura, que finalmente serão realizadas. Antes de ter as programações cessadas, o local contava com corridas de rua, kartódromo e um importante símbolo de geração de renda e entretenimento para a população.
O Arquivo Público relembra alguns dos acontecimentos mais simbólicos realizados no local, como os últimos ajustes realizados antes da primeira inauguração, um carro de Fórmula 1 na inauguração e a corrida do Grande Prêmio Juscelino Kubitschek (JK), que foi parte dos eventos de inauguração de Brasília. Confira:
Carro de Fórmula 1 na inauguração do autódromo, em 03/02/1974
Fundo Público da Secretaria de Comunicação Social / ArPDF2 de 3
Autódromo passando pelos últimos ajustes antes da inauguração, em 31/1/1974
Fundo Público da Novacap / ArPDF3 de 3
Corrida do Grande Prêmio JK, parte dos eventos de inauguração de Brasília, em 23/4/1960
Fundo Público da Secretaria de Comunicação Social/ ArPDF
O Arquivo Público ressalta que o acervo total passa de mais de mil imagens que dão traços reais à trajetoria da cidade: “Complementado por um registro fotográfico excepcional, esta coleção única abrange desde os primeiros momentos das obras até os anos 2000, e inclui preciosidades históricas (…)”.
Os historiadores do ArPDF Elias Manoel da Silva e Victor Hugo Tambelini revisitaram a memória do surgimento da ideia da construção do autódromo, projeto realizado pelo Departamento de Estradas e Rodagem do DF (DER-DF).
Leia também
-
Autódromo de Brasília se prepara para ter 30 mil pessoas na reabertura
-
Ao lado de Piquet, Verstappen conhece e elogia Autódromo de Brasília
-
Reabertura do Autódromo de Brasília terá Stock Car e Bell Marques
Reinauguração do Autódromo
Após as reformas, a reinauguração do local ocorrerá no dia 30 de novembro, com uma etapa nacional da Stock Car, evento automobilístico, e um show do Bell Marques. A reforma se divide em três etapas:
- A primeira permite que o espaço receba corridas oficiais e abertura ao público para atividades esportivas;
- Na segunda fase, que tem previsão para abril de 2026, cinta com a entrega de boxes, kartódromo e centro médico;
- A última e terceira etapa, prevê instalação de lojas de carros e equipamentos esportivos, áreas de evento e um Museu do Automobilismo.
Somente na primeira etapa, o investimento foi de cerca de R$ 60 milhões, e no total, os gastos podem chegar a R$ 100 milhões.
O projeto da reforma realizada prevê modernização do traçado, substituição do pavimento por asfalto idêntico ao de Interlagos, inclusão de 13 áreas de escape e espaços para arquibancadas temporárias, com espaço máximo de até 100 mil pessoas.
