Novas imagens reforçam o depoimento dado por um dos funcionários do bar Santa Fé, localizado no Jardim Botânico (DF), que teve o segundo andar destruído por um incêndio, na noite da última sexta-feira (14/11).
O vídeo, apesar de curto, mostra que labaredas altas saíam da coifa de uma padaria que fica ao lado do bar, que funcionava normalmente, inclusive com música rolando no momento.
Segundo Gutemberg Marinho, 38, que trabalha no bar como garçom há 14 anos, no local, o incêndio começou no canto do teto. “As chamas propagaram-se rapidamente, em efeito cascata, devido ao forro de madeira”, explicou.
Leia também
O garçom detalhou que a primeira reação dos funcionários foi evacuar o estabelecimento. “A nossa prioridade foi retirar os clientes presentes, que estava cheio. A evacuação ocorreu rapidamente e, felizmente, ninguém se feriu”, pontuou Gutemberg.
De acordo com Gutemberg, às sextas, o bar costuma receber cerca de 500 pessoas, mas, no momento em que o incêndio começou, o bar ainda não estava com sua lotação máxima, por causa do horário – era por volta das 20h.
Momentos de tensão
Ao menos três alunos da Gracie Barra Jiu-Jítsu, academia que fica na parte de trás, relataram tensão durante o incêndio que destruiu o bar Santa Fé. Um deles registrou um vídeo durante o ocorrido.
No registro, um jovem filma o incêndio atingindo a parte externa da academia enquanto conversa com os outros dois alunos. “Tá pegando fogo tudo”, diz ele, enquanto um colega pergunta o número do Corpo de Bombeiros. Um dos alunos que aparecem na imagem acima é o administrador Filipe Firmino, 37 anos. Ele relatou o que viu do começo do incêndio.
“Eu estava com dois amigos conversando após o treino, quando um amigo percebeu a fumaça e viu o teto caindo. Tentamos, então, sair por uma janela dos fundos”, relata Firmino.
Ainda dentro da academia, os rapazes perceberam que não seria possível sair pela janela e tiveram de pular pelo teto. “Falamos um para o outro: ‘Cara, vamos ter que pular o telhado’. Era muito alto e não dava para descer de uma vez, mas fomos pulando em três etapas, nível por nível”, prossegue o aluno.
Apesar da proximidade das chamas, a Gracie Barra Jiu-Jítsu sofreu danos mínimos, segundo uma nota publicada pela própria academia.
Atuação
Os bombeiros controlaram as chamas em 20 minutos, aproximadamente. “Uma pessoa foi transportada [ao hospital] para observação, mas, aparentemente, não é nada grave”, declarou o primeiro-tenente Éder Silva, do Corpo de Bombeiros (CBMDF). “Não há vítimas de queimaduras.”
“O incêndio foi rapidamente debelado, o principal intuito foi não deixar [o fogo] se alastrar para outros ambientes”, completou. Os estabelecimentos passarão por perícia do CBMDF para que se descubra as causas do incêndio. A Defesa Civil também foi acionada.
7 imagens



Fechar modal.
1 de 7
Incêndio atingiu bar e academia no Jardim Botânico
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
2 de 7
Chamas teriam começado em estabelecimento ao lado
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
3 de 7
CBMDF foi acionado
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
4 de 7
Bombeiros apagaram as chamas em 20 minutos
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
5 de 7
Ninguém ficou ferido
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
6 de 7
Incidente ocorreu nesta sexta-feira (14/11)
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
7 de 7
Causas do incêndio são desconhecidas
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto