Incêndio florestal devasta 5,86% da Floresta Nacional de Brasília

O incêndio florestal que atingiu a Floresta Nacional de Brasília (Flona) na tarde dessa terça-feira (9/9) resultou em uma área total queimada de 220 hectares, atingindo 5,86% da unidade de conservação. A unidade permanece fechada para visitação até nova avaliação das condições.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), o fogo está controlado na manhã desta quarta-feira (10/9), quando a corporação fez o rescaldo para evitar uma retomada do fogo. Estão determinadas rondas periódicas para monitoramento do local.

Cerca de 160 profissionais, entre brigadistas, servidores e bombeiros militares foram mobilizados para apagar o fogo. Também foram empregados um helicóptero e um avião Nimbus.

Veja as imagens do incêndio na Flona:

2 imagensFechar modal.1 de 2

Foram afetados cerca de 220 hectares

ICMBio/Divulgação2 de 2

ICMBio/Divulgação

 

Segundo o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), na madrugada desta quarta-feira (10), foi registrada uma nova ignição na unidade, próximo a 26 de setembro. O foco também está controlado.

O ICMBio afirmou que 30 profissionais seguem em campo, entre brigadistas, servidores do ICMBio, Instituto Brasília Ambiental, Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal e Polícia Militar Ambiental do Distrito Federal, realizando a vigilância e segurança da área.

Durante todo o dia de ontem, o Corpo de Bombeiros foi acionado para atender, no total, 43 ocorrências de incêndio em vegetação totalizando em 394,78 hectares queimados no Distrito Federal. Os números referem-se apenas a ocorrências reais de incêndio em vegetação. Não são considerados os acionamentos para fogo em lixo, amontoados de madeira, entulhos, queimadas programadas ou outras situações semelhantes.

Incêndio em Sobradinho

Outro incêndio de grandes proporções também atingiu o Parque Ecológico Canela de Ema, em Sobradinho, na tarde de terça-feira (9/9). As chamas assustaram os moradores, que viram a fumaça muito próxima das casas da região. A área total queimada não foi informada.

Leia também

As imagens abaixo mostram a intensidade das chamas, que chegaram próximo ao Setor de Mansões de Sobradinho. A fumaça tomou conta do ambiente.

Em outro trecho das filmagens, um morador mostra o fogo bem perto de sua casa. Assustado, ele corre para fora do imóvel e nota bastante fumaça no fim da rua.

Assista:

 

Com o período de seca, o Corpo de Bombeiros faz uma série de recomendações para que se evite incêndios.

Veja algumas recomendações:

Sair da versão mobile