O kiwi é uma fruta de origem asiática que tem boas quantidades de potássio, magnésio e vitamina B6. Os três nutrientes são relacionadas ao relaxamento e à produção de melatonina, hormônio indutor do sono.
Segundo a nutricionista Adriana Stavro, que atende em São Paulo, o kiwi é uma das melhores frutas para ajudar na regulação do sono. “A nutrição desempenha um papel importante para a qualidade do sono. Pessoas com dificuldades para dormir ou que despertam várias vezes durante a noite devem buscar alimentos ricos em B12, B6, ácido fólico, triptofano e magnésio”, apontou em entrevista anterior ao Metrópoles.
Outros benefícios
Além disso, o kiwi é fonte de fibras e rico em vitamina C. Essas características conferem à fruta vantagens como ajudar no trânsito intestinal e fortalecer o sistema imunológico. Com poucas calorias – são cerca de 46 calorias por unidade -, também é indicado para ser incluído em dietas de emagrecimento.
Ânimo e disposição
Pesquisadores da Universidade de Otago, na Nova Zelândia, descobriram que incluir o kiwi na dieta tem um efeito positivo no ânimo das pessoas. A descoberta foi feita a partir de um experimento de oito semanas com 155 adultos com idades entre 18 e 35 anos.
Os participantes foram divididos em três grupos: os integrantes do primeiro tomavam um suplemento de vitamina C; os do segundo, um placebo; e os do terceiro, comeram dois kiwis por dia.
As pessoas que comeram kiwis começaram a descrever efeitos positivos no ânimo e no sono já no 4ª dia de ingestão, antes até do que as pessoas que receberam suplementos.
“É ótimo que as pessoas saibam que pequenas mudanças na dieta, como adicionar kiwis, podem fazer a diferença na forma como se sentem todos os dias”, afirmou a co-autora do trabalho, Tamlin Conner, durante a divulgação da pesquisa.
Siga a editoria de Saúde no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!