O livro “O Menino dos Brinquedos”, de Josias Wanzeller e ilustrado por Romont Willy, que conta a história de um transplantado renal, foi lançado no últmo dia, na Biblioteca Escolar Comunitária Monteiro Lobato, em Planaltina (DF).
O grupo Conta Cerrado participou do lançamento com uma contação da história e de sessões na Escola Classe 7 de Planaltina e na Escola Classe 17, em Sobradinho II.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
O lançamento ocorreu na iblioteca Escolar Comunitária Monteiro Lobato, em Planaltina
Sandra Bethlem
2 de 3
Outras duas sessões em Sobradinho II e Planaltina foram realizadas
Sandra Bethlem
3 de 3
O autor revebeu inspiração para o livro após receber um rim de seu primo através da doação de órgãos
Sandra Bethlem
A obra apresenta uma narrativa que combina fantasia com reflexão: o personagem Gabriel descobre a doação de órgãos, e reflete sobre a possibilidade de transformar a própria vida e a de pessoas ao redor.
O livro é inspirado na experiência real do autor Josias, que deseja apresentar de forma sensível e humanizada a realidade da doação de órgãos: “Receber um rim de meu primo foi algo que marcou muito a minha vida. Por isso, fiz questão de escrever um livro para crianças sobre a importância da doação de órgãos”.
“Histórias podem tocar as pessoas de um jeito que a explicação técnica não alcança. Meu desejo é que uma criança leia, sinta e aprenda que doar salva vidas”, finalizou o autor.
A obra também está disponível em versão animada pelo Youtube. A produção da animação reuniu dubladores, ilustradores, produtores audiovisuais, professores e intérpretes de Libras.
A inciativa é realizada pelo Instituto Brasileiro de Alto Desempenho (IBAD), com fomento da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Distrito Federal.
Sobre autor, ilustrador e grupo
Josias Wanzeller, autor do livro, é atrista gráfico, plástico, desenhista e mamulengueiro – tradicional teatro popular nordestino de fantoches de madeira. O autor estreia na literatura infantil com O Menino dos Brinquedos, após receber uma doação de rim do seu primo.
O responsável pelas ilustrações do livro, Romont Willy, é ilustrador, autor e profissional de animação 2D. Foi finalista no Prêmio Jabuti na categoria de Livro Infantil e já participou de diversos eventos e exposições dentro e fora do Brasil.
O grupo Conta Cerrado, responsável pela contação de história nos eventos de lançamento, valoriza elementos do Cerrado e utiliza brincadeira, música e narrativas populares para aproximação do público infantil, em escolas, bibliotecas e espaços comunitários.