O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) se reúne na manhã desta segunda-feira (25) os integrantes da equipe econômica para avançar na definição do pacote de cortes de gastos públicos, cujo anúncio está previsto para esta semana.
A reunião, realizada com os ministérios que compõem a Junta de Execução Orçamentária (JEO), buscou orientar as próximas decisões de política fiscal. Estiveram presentes:
– Rui Costa, ministro da Casa Civil;
– Fernando Haddad, ministro da Fazenda;
– Esther Dweck, ministra da Gestão;
– Gustavo José de Guimarães e Souza, secretário-executivo do Ministério do Planejamento.
O governo está elaborando, há semanas, um conjunto de medidas destinadas a garantir a sustentabilidade do novo arcabouço fiscal, que limita o crescimento das despesas públicas. Algumas das propostas deverão passar pela aprovação do Congresso Nacional.
Entre as ações discutidas estão:
– Restrições ao reajuste do salário mínimo;
– Alterações nas regras de aposentadoria para militares;
– Modificações no seguro-desemprego.
Na última semana, o ministro Fernando Haddad adiantou que as minutas das propostas seriam apresentadas ao presidente nesta segunda-feira para consolidar os pontos do pacote e permitir o anúncio oficial.
Além da reunião com a equipe econômica, Lula agendou um segundo encontro no período da tarde, que contará com a presença de ministros das áreas de Saúde, Educação e Defesa. A expectativa é que, além dos cortes orçamentários, o governo alinhe ações estratégicas para o restante do ano e o início de 2025.
O pacote de cortes é considerado essencial para a estabilidade fiscal e para a manutenção das metas estabelecidas pelo governo no contexto do novo regime econômico.