O presidente Luiz Inácio Lula da Silva desembarcou no México no fim da tarde de ontem (29/9) para uma série de compromissos políticos, com destaque para a posse de Claudia Sheinbaum como a nova presidente mexicana, marcada para terça-feira (1º/10). Sheinbaum, ex-prefeita da Cidade do México e aliada do atual presidente Manuel López Obrador, será a primeira mulher a assumir o cargo mais alto do Executivo no país, em um marco histórico para a nação.
Lula inicia sua agenda oficial hoje (30/9) com reuniões bilaterais, primeiro com López Obrador e depois com a presidente eleita. No final da tarde, o presidente brasileiro participará do encerramento do Fórum Empresarial México-Brasil, que busca fortalecer as relações comerciais entre os dois países. À noite, Lula estará em um jantar oferecido pelo governo mexicano em homenagem aos chefes de Estado que estarão presentes na cerimônia de posse.
De acordo com o Palácio do Itamaraty, as conversas com os líderes mexicanos devem abordar temas como o meio ambiente, mudanças climáticas, gênero e comércio bilateral. O México ocupa hoje a posição de sexto maior parceiro comercial do Brasil, e as exportações brasileiras para o país somaram US$ 14 bilhões em 2023, um aumento de 15% em comparação com o ano anterior. “É um comércio que demonstra vigor e, sobretudo, envolve produtos de alto valor agregado”, destacou a embaixadora Gisela Padovan, secretária de América Latina e Caribe do Ministério das Relações Exteriores (MRE), em coletiva de imprensa realizada no Palácio Itamaraty no dia 25 de setembro.
Após a cerimônia de posse na terça-feira, Lula deve retornar ao Brasil no início da tarde, conforme previsto.