McDonald’s, 6 dias de folga e picolé: alunos apresentam “PLs” na CLDF

A sessão plenária na Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) começou, nesta quarta-feira (22/10), com a ausência dos deputados distritais. Alunos da Escola Classe 1 de Ceilândia ocuparam as cadeiras dos parlamentares para reivindicar melhorias e manifestarem o que desejam para o futuro.

Leia também

A sessão foi conduzida pelo deputado Chico Vigilante (PT), que aos poucos liberava os microfones de cada bancada para que um a um os alunos pudessem falar.

“Eu quero perguntar uma coisa. Quantos anos preciso ter para trabalhar aqui?”, indagou um estudante. “Para ser deputado você precisa ter 18”, respondeu Chico Vigilante.

O menino, então, afirmou: “Reserva uma vaga para mim?”. A solicitação levou todos os presentes a gargalhadas

Veja:

Além do pedido inusitado, outros dois menores também arrancaram risadas de quem acompanhou presencialmente a sessão. Enquanto um pediu para que os deputados colocassem McDonalds nas escolas, outro solicitou uma modificação na grade horária das aulas. “Eu queria que tivéssemos seis dias de folga da escola na semana. Aí no sétimo dia estudaríamos”, declarou o terceiro aluno.

Entre as outras solicitações, os estudantes clamaram por melhorias nas escolas, a implementação de esportes como natação e basquete, maior quantidade de parquinhos, limpeza nas ruas da cidade, entre outros.

“Eu queria pedir uma coisa. A quadra que tem lá perto de casa, eu sempre perco a bola lá, pois não tem proteção, não tem teto”, pontuou. Chico Vigilante, então, pediu para que um assessor anotasse a queixa para que a Terracap fosse cobrada.

Picolés e Varderlei Luxemburgo

Em passagem pelo plenário, o deputado Roosevelt (PL) também brincou com os menores e prometeu encaminhar 500 picolés à Escola Classe 1. “Mc Donalds pode não pode ter, mas vou mandar 500 picolés para a escola. Eu mando 250 e Chico 250”, disse Roosevelt.

“Não pode. Tem uma lei que impede isso”, respondeu Chico Vigilante. “Ah, eu mando picolé de fruta. Pode professora?”, indagou Roosevelt, que recebeu resposta afirmativa da professora.

Enquanto as crianças se divertiam, uma outra surpresa entrou no plenário da Câmara legislativa: o ex-técnico de futebol Vanderlei Luxemburgo.

O atleta foi convidado por Wellington Luiz (MDB), presidente da CLDF, para conhecer a Casa legislativa. A reportagem apurou que Luxemburgo pretende concorrer a um cargo político, ainda não informado, nas próximas eleições pelo Podemos, em Tocantins.

“Estamos recebendo uma das maiores presenças nessa casa, a do professor Luxemburgo. Não é todo dia que essa casa recebe Luxemburgo. Prestem atenção, alunos”, disse Wellington.

Com a palavra, o ex-técnico da Seleção Brasileira agradeceu o convite e aproveitou para dar conselhos aos estudantes. “Para mim, é um privilégio estar aqui, com quem é o futuro do Brasil. Sou resultado de duas ferramentas: esporte e educação. O esporte, que tira das ruas, e a educação, que forma os cidadãos”, começou.

“E vocês, se divirtam, deixem o celular guardado um pouco. Sejam crianças”, aconselhou.

Após o fim da sessão, o deputado Chico Vigilante avaliou o dia: “Para mim foi uma das melhores sessões. Colocar as crianças para se posicionarem e acompanharem a aula que tiveram foi incrível”.

Sair da versão mobile