O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (15) a oferta de 1,25 milhão de vagas para um curso de educação especial voltado para a formação de professores, com foco na perspectiva da educação inclusiva. A iniciativa tem como objetivo capacitar docentes da educação básica, abrangendo a educação infantil, o ensino fundamental e o ensino médio, para aprimorar o trabalho pedagógico nas escolas e atender às necessidades de alunos com deficiências, transtornos do desenvolvimento e altas habilidades.
As inscrições para as primeiras 250 mil vagas estarão abertas a partir da próxima segunda-feira (21) e poderão ser realizadas diretamente nos sites das 50 instituições de ensino superior que aderiram ao programa. A lista dessas entidades será divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), responsável pela implementação do curso.
Com início das aulas previsto para março de 2025, a formação terá uma carga horária de 120 horas e será ofertada na modalidade à distância, através do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes. A Universidade Aberta do Brasil (UAB), em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), será responsável por coordenar o curso.
O conteúdo do curso será dividido em quatro módulos:
– Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;
– Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva da educação inclusiva;
– Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;
– Práticas, recursos e materiais pedagógicos inclusivos na escola.
O programa visa promover uma formação completa, com atividades interativas, análise de casos práticos e reflexão sobre estratégias pedagógicas inclusivas. Os professores participantes serão avaliados com base na elaboração de textos, projetos e recursos pedagógicos.
De acordo com o Censo Escolar 2023, 1,5 milhão de alunos da educação especial estavam matriculados em classes comuns da rede pública, reforçando a importância de iniciativas como esta para promover uma educação mais inclusiva e de qualidade no Brasil.