Logo após ter o nome apresentado pela Ordem dos Advogados do Brasil seccional de Alagoas (OAB-AL), o advogado alagoano Adriano Avelino teve desenterradas diversas publicações contra a ex-presidente Dilma e contra o presidente Lula, ambos do PT
Avelino foi indicado para a lista sêxtupla do Tribunal Superior do Trabalho (TST) e já pode ficar de fora da disputa. O motivo? Avelino teria defendido “guilhotina” para o Lula, a ex-presidente Dilma e apoiadores.
PUBLICAÇÕES ANTIDEMOCRÁTICAS DE AVELINO O MANTÉM DISTANTE DA VAGA
“A punição para Dilma e Lula e seus apoiadores é a guilhotina!!! Mas antes tem que cortar a língua para pararem de latir.”, postou o advogado Adriano Avelino em suas redes sociais, no dia 17 de março de 2016.
Devido às publicações, a OAB Alagoas teria recebido pedidos para retirar o nome de Avelino da disputa pelo cargo no Tribunal Superior do Trabalho (TST). O maior defensor de Avelino é o deputado federal Arthur lira (PP-AL), que tem feito pirotecnias em Brasília para tentar emplacar o advogado no TST, mas a missão é quase impossível.
Aliás, o presidente da Câmara dos Deputados diz ser empresário, agropecuarista e advogado em sua biografia oficial, no portal da Casa. O parlamentar, porém, não tem registro no Cadastro Nacional de Advogados da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).
Mesmo com declarações polêmicas e criminosas, a OAB-AL, sequer se posicionou sobre o caso de Lira e principalmente de Avelino. Advogados ouvidos pelo Pandora News, questionam por quê a OAB não abriu processo ético disciplinar contra Avelino e aplicado as sanções pertinentes.
PEDIDO DE IMPUGNAÇÃO
Indignada com a situação, a renomada advogada alagoana Adriana Mangabeira Wanderley entrou com um Pedido de Impugnação na Ordem dos Advogados do Brasil contra Adriano Costa Avelino – OAB-AL, indicado para a lista sêxtupla do Tribunal Superior do Trabalho (TST). Ele pode ficar de fora da disputa.
No pedido, Mangabeira destaca que o advogado Adriano Avelino já defendeu “guilhotina” para Lula e a ex-presidente Dilma no Twitter. Avelino também já falou em atropelar manifestantes “comunistas” em um protesto de professores, manifestações pacificas é um direito de todo trabalhador.
“A punição para Dilma e Lula e seus apoiadores é a guilhotina!!! Mas antes tem que cortar a língua para pararem de latir”, escreveu Avelino em 17 de março de 2016. Foi no dia em que a então presidente Dilma Rousseff deu posse a Lula como ministro da Casa Civil, em uma tentativa de evitar o impeachment”.
Mesmo após o pedido de impugnação feito à OAB nacional, o presidente da Seccional de Alagoas continua apoiando o nome de Avelino.
O fato é que a construção da candidatura de Avelino ao TST, foi feita pelo amigo e cliente Arthur Lira, que detém grande e notória influência na OAB-AL, principalmente junto ao presidente Vagner Paes, e de alguns conselheiros, principalmente a ex-candidata à presidência da OAB-AL, Raquel Cabus.
CONSELHEIROS ALIADOS DE LIRA E AVELINO
Em vídeo, três conselheiros ligados a Lira pediram apoio para Avelino, mas o histórico do advogado do deputado alagoano não têm ajudado.
Em Brasília, é dado como certo que Lula não acatará o nome de Avelino. Politicamente falando, é mais fácil o presidente nomear o indicado do senador Renan Calheiros (MDB-AL), que nunca abandonou Lula, do que acatar o nome de Avelino, aliado de Arthur Lira, que até pouco tempo atrás era “bolsonarista” doente!
Confira os vídeos de três conselheiros da OAB de Alagoas e tire suas conclusões: