Morre o ex-presidente da OAB-DF J. J. Safe Carneiro

Morreu, nesta quinta-feira (27/11), o ex-presidente da Seccional do Distrito Federal Ordem dos Advogados do Brasil (OAB-DF) Joaquim José Safe Carneiro. O advogado presidiu a entidade no DF de 1998 a 2003, em dois triênios. Antes, entre 1995 e 1997, foi vice.

Bacharel em direito graduado pela Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Minas Gerais (MG), J. J. Safe Carneiro começou a atuar como advogado criminalista em 1962. Foi professor de direito penal em instituições do DF nas décadas de 1960 e 1970. É cidadão honorário de Brasília desde 1998.

A OAB-DF declarou luto oficial de três dias devido à perda. Para o atual presidente da entidade, Paulo Maurício Siqueira, J.J. Safe Carneiro representa “liderança”. “Lembro-me dos meus dias de iniciante na advocacia. Foi das mãos firmes e inspiradoras de J.J. Safe Carneiro que recebi as carteiras de estagiário e, depois, de advogado. Foram momentos divisores d’água”, declarou.

“Com seu pulso firme, ele pavimentou a estrada que hoje seguimos e que jamais transigiremos. A saudade que nos deixa é a medida da sua contribuição”, completou Paulo Maurício, o Poli.

Ex-presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior também lamentou a partida. “Recebi minha carteira de advogado das mãos do presidente Safe Carneiro, um momento que guardo com profundo respeito e gratidão. Ele representava, para todos nós, a seriedade e a dignidade da advocacia”, relembrou.

Leia também

Comoção nas redes

Nas redes sociais, diversos advogados e conhecidos de J. J. Safe Carneiro prestaram condolências à família. “Muito triste. Ele foi paraninfo da minha turma. Recebi meu diploma e minha carteira da OAB das mãos dele. Que Deus o receba”, declarou um usuário.

A causa da morte não foi divulgada.

Sair da versão mobile