O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) implementou a integração do aplicativo CNH do Brasil para aqueles interessados em adquirir a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) na capital.
A adequação faz parte do novo processo de obtenção do documento que a autarquia vem implementando desde o dia 16 de dezembro, pelo processo da nova CNH – Resolução Contran nº 1.020/2025.
Com a integração do aplicativo, os futuros condutores do DF agora podem pedir o requerimento da habilitação pelo app, além de terem acesso aos cursos teóricos digitais de obtenção de forma gratuita.
Leia também
Para iniciar o processo de requerimento, o interessado precisará entrar com sua conta gov.br no aplicativo. Ao acessar o app, deverá selecionar a opção “Condutor” e posteriormente “Primeira Habilitação”.
Nessa aba, o candidato irá conferir seus dados pessoais e selecionar a categoria desejada da CNH, além da Unidade Federativa onde quer realizar o processo. Quando preenchidas as informações, o participante terá concluído o requerimento da abertura de processo da CNH.
Veja como fazer:
4 imagens

Fechar modal.
1 de 4
Arte Metrópoles/Lara Abreu
2 de 4
Arte Metrópoles/Lara Abreu
3 de 4
Arte Metrópoles/Lara Abreu
4 de 4
Arte Metrópoles/Lara Abreu
Para aqueles que já iniciaram o processor de abertura anteriormente, o aplicativo constará a etapa do processo em que o candidato se encontra.
Com a confirmação do requerimento, o futuro condutor terá etapas a serem concluídas para a obtenção da CNH dentro do próprio aplicativo. A primeira delas sendo a realização do curso teórico gratuito, que se trata das aulas teóricas.
Veja como ter acesso as aulas:
4 imagens

Fechar modal.
1 de 4
Arte Metrópoles/Lara Abreu
2 de 4
Arte Metrópoles/Lara Abreu
3 de 4
Arte Metrópoles/Lara Abreu
4 de 4
Arte Metrópoles/Lara Abreu
Após a conclusão da etapa do curso teórico, o interessado deverá agendar as etapas de coleta biométrica e exames médicos para estar habilitado a realizar a prova teórica, que também precisa de ser agendada. Caso o condutor reprove, ele poderá repetir o exame quantas vezes for necessário sem custos.
Uma das últimas adequações do Detran-DF, inclusive, foi a ampliação do tempo destinado ao exame teórico que antes era de 30 e mudou para 60 minutos. Assim como a diminuição da obrigatoriedade mínima necessária para as aulas práticas, que foi de 20 horas para apenas duas.
Para isto, ele pode contratar uma autoescola ou um instrutor credenciado, consultando pelo site do Ministério dos Transportes. Após as aulas práticas, o interessado estará apto em realizar a prova prática do Detran-DF, que, caso haja reprovação no primeiro teste, poderá ser refeito sem custo adicional.
Renovação da CNH
Além do requerimento para 1ª habilitação, o aplicativo CNH do Brasil também permite a renovação da documento também gratuitamente. A nova norma cria a possibilidade de renovação automática para o chamado “bom condutor”, disponível no próprio aplicativo.
Para o motorista garantir essa classificação é necessário atender os seguintes critérios:
- Estar cadastrado no Registro Nacional Positivo de Condutores (RNPC);
- Não ter pontos registrados na CNH nos últimos 12 meses;
- Não ter infrações de trânsito registradas no documento no mesmo período.
3 imagens
Fechar modal.
1 de 3
Arte Metrópoles/Lara Abreu
2 de 3
Arte Metrópoles/Lara Abreu
3 de 3
Arte Metrópoles/Lara Abreu
A partir da obtenção do selo, o motorista do DF estará apto a ter sua CNH renovada automaticamente de forma gratuita, desde que não tenha cometido infrações ou recebido multa nos últimos 12 meses.
Contudo, é importante destacar que, condutores com mais de 50 anos poderão renovar automaticamente apenas uma vez. Enquanto aqueles com 70 anos ou mais, e possuem a validade da CNH reduzida por recomendação médica, não terão direito à renovação automática.
Além disso, apenas a versão digital é renovada de forma automática. Caso o condutor queira o documento físico, ele poderá solicitar ao Detran-DF, mas terá de pagar o custo de emissão da carteira física.