Brasília recebe, neste sábado (15/3), o evento “Democracia 40 anos: conquistas, dívidas e desafios”, promovido pelo partido Cidadania, a Fundação Astrojildo Pereira e o jornal Correio Braziliense. O encontro acontece no Panteão da Pátria e conta com uma homenagem ao ex-presidente José Sarney, que liderou o país no período de transição do regime militar para a democracia.
O ex-presidente da República destacou que a alternância no poder, possibilitando que diferentes perfis políticos, incluindo um operário, chegassem à Presidência, simboliza o avanço democrático do Brasil. “Liberdade em todos os cantos, e o povo brasileiro escolhendo seus sucessores com a alternância no poder”, afirmou Sarney, ressaltando que este é o período mais longo de estabilidade democrática da história do país.
O evento reúne lideranças políticas, acadêmicos e ex-chefes de Estado para debater os avanços e desafios da democracia brasileira e sul-americana. Entre os participantes estavam o ex-presidente do Uruguai, Julio Maria Sanguinetti, que celebrou os 41 anos da redemocratização uruguaia.
A ministra do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), Cármen Lúcia, participou por vídeo e destacou que, quatro décadas após a redemocratização, “estes continuam não sendo tempos fáceis, porque democracia é uma construção e não tem sido uma construção fácil”. Ela reforçou a importância do dia 15 de março na história do Brasil como marco da liberdade e ressaltou a necessidade de uma “cultura de democracia na sociedade” para garantir maior igualdade entre homens e mulheres nos espaços de poder.
Outro ponto de destaque no evento foi a fala do ex-ministro Nelson Jobim, que defendeu a necessidade de retomar o diálogo e “retirar o ódio da política”. Para ele, o mundo vive um momento de “esgotamento e desaparecimento” da ordem internacional estabelecida após a Segunda Guerra Mundial. “Há um mundo no futuro que não sabemos qual é […] Temos que ter a responsabilidade de construir um modelo posterior a 1946 que possa regular as nossas relações internacionais”, afirmou Jobim.
O evento “Democracia 40 anos: Conquistas, Dívidas e Desafios” segue ao longo do dia com painéis de discussão sobre os rumos da democracia no Brasil e na América do Sul, reunindo especialistas e autoridades em diferentes áreas.