A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) investiga se o policial penal morto durante uma tentativa de assalto, na noite dessa segunda-feira (13/10), no Riacho Fundo II, foi atingido por um disparo efetuado por ele mesmo.
De acordo com o delegado responsável pela 29ª DP (Riacho Fundo), as informações preliminares apontam que o agente Henrique Andre Venturini, de 57 anos, teria reagido à abordagem de três assaltantes e disparado acidentalmente em si, na tentativa de atingir os criminosos.
Segundo o delegado Fábio dos Prazeres, a perícia ainda não foi concluída, mas tudo indica que não houve facada como tinha sido informado inicialmente pelos bombeiros.
“Possivelmente ele reagiu ao assalto e, no momento em que foi sacar a arma com a mão esquerda, acabou atingindo o próprio braço. O tiro transfixou e atingiu a mão de um dos menores”, explicou.
Leia também
O policial penal, que estava no banco do motorista, teria perdido muito sangue e morrido por hemorragia. Segundo informações preliminares sobre o laudo, fornecidas pela PCDF, não há indício de esfaqueamento. Os dois adolescentes e o adulto suspeitos do latrocínio estavam no banco de trás do carro.
Os adolescentes, conhecidos como “Zoreinha”, de 15 anos, e “Capetinha”, de 16, foram indiciados por ato infracional análogo a latrocínio, e estavam acompanhados de João Paulo Rodrigues Pereira, de 18 anos, indiciado por latrocínio e corrupção de menores.
Câmeras de segurança registraram o momento da fuga dos suspeitos logo após o crime. Veja:
Delatou comparsas
“Zoreinha” foi o menor atingido de raspão pelo disparo. Ferido, ele fugiu com João Paulo e, na sequência, procurou ajuda em uma casa nas proximidades, onde uma mulher lavou o ferimento e lhe entregou uma toalha.
O adolescente depois passou pela UPA do Riacho Fundo II, foi levado ao Hospital Regional do Gama e, em seguida, transferido para o Hospital Regional de Santa Maria, onde foi apreendido.
Mais detalhes do caso:
- O crime ocorreu na noite dessa segunda-feira (13/10), no Riacho Fundo II.
- O maior foi levado para a 29ª Delegacia de Polícia (Riacho Fundo) e os dois adolescentes, para a DCA II.
- Durante a ação, os militares apreenderam o facão usado no crime, que ainda estava com marcas de sangue.
- Henrique perdeu o controle da direção e colidiu contra um muro.
Ainda de acordo com a polícia, foi “Zoreinha” quem entregou os comparsas durante o atendimento hospitalar. Os outros dois suspeitos foram localizados e detidos em suas casas.
O delegado informou que o disparo ocorreu no momento em que o trio anunciou o assalto com o uso de facas — ao menos duas delas foram apreendidas. Não se sabe ao certo se os três estariam armados.
A investigação identificou que apenas o menor de 15 tinha passagem pela polícia, por ato infracional análogo a roubo de veículo, cometido em 13 de junho deste ano.