A Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) prendeu nesta sexta-feira (7/11), três de cinco integrantes de uma organização criminosa responsável por fraudes superiores a R$ 2 milhões no comércio de grãos.
A operação foi deflagrada pela 31ª Delegacia de Polícia (Planaltina) e tinha como alvo cinco integrantes que apresentavam tarefas definidas e coordenação dentro da organização.
Conheça os integrantes:
- “O corretor”, de 31 anos, era o ponto de partida do esquema e utilizava sua posição de confiança no mercado para adquirir soja e milho, mas sem a intenção de realizar o pagamento.
- O segundo integrante, de 35 anos, tinha a função de recrutar laranjas para abrir empresas e se passar por falsos compradores.
- O terceiro, de 39 anos, apresentava a função de “laranja”, ao emprestar documentos e contas bancárias para aparentar legalidade nas transações.
- O “coordenador” do esquema, de 26 anos, controlava as empresas de fachada e lavava o dinheiro das fraudes.
- O mais velho do bando, de 67 anos, também utilizava a posição no setor agrícola para legitimar as fraudes e atrair novas vítimas.
Os envolvidos foram indiciados por associação criminosa, estelionato e lavagem de dinheiro. A Polícia Civil segue na procura dos dois foragidos, Leonardo Marcellus Gomes da Silva e Rafael Pereira dos Santos. Qualquer informação sobre os procurados pode ser enviada por meio do telefone 197, com garantia de anonimato.
Rafael Pereira dos Santos, procurado pela PCDF na Operação Grão Seguro
Reprodução/PCDF2 de 2
Leonardo Marcellus Gomes da Silva, procurado pela PCDF na Operação Grão Seguro
Reprodução/PCDF
