“Pojeto do pofexô”: com pretensões políticas, Luxemburgo visita CLDF

Em Brasília, o ex-técnico da Seleção Brasileira Vanderlei Luxemburgo fez visita surpresa ao Plenário da Câmara Legislativa (CLDF) nesta quarta-feira (22/10). O ex-treinador foi convidado por Wellington Luiz (MDB), presidente da CLDF, para conhecer a Casa legislativa.

A visita de Luxemburgo à casa do povo foi motivada por questões políticas. A reportagem apurou que o ex-treinador pretende concorrer a um cargo político, pelo Podemos Tocantins, nas eleições de 2026. Há três anos, ele revelou, em entrevista ao Metrópoles, a pretensão de concorrer a uma vaga no Senado Federal.

Na CLDF, Luxemburgo aconselhou estudantes presentes na sessão plenária e declarou que a Seleção não precisa de um técnico estrangeiro. Segundo ele, a seleção da Itália, por exemplo, “encheu o time de estrangeiros” e, por isso, está “duas Copas do Mundo sem se classificar”: “Não podemos passar dificuldades”.

Leia também

Durante a visita, o ex-treinador foi “tietado” por Wellington Luiz e Chico Vigilante (PT). Na ocasião, em tom de brincadeira, o presidente da CLDF convidou o ex-técnico para fazer parte do MDB, mas logo deixou claro que Luxemburgo é filiado ao Podemos. “Vou convidá-lo antes que o Chico o faça”, disse, aos risos.

Conselho a estudantes

No momento em que Luxemburgo entrou no Plenário da Câmara Legislativa, Wellington Luiz pediu que alunos da Escola Classe 1 de Ceilândia, que visitavam à Casa, prestassem atenção no que o ex-treinador tinha a dizer.

“Estamos recebendo uma das maiores presenças nessa casa, a do professor Luxemburgo. Não é todo dia que essa casa recebe Luxemburgo. Prestem atenção, alunos”, disse Wellington.

Com a palavra, o ex-treinador agradeceu o convite e aproveitou para dar conselhos aos estudantes. “Para mim é um privilégio estar aqui, ao lado de vocês, que são o futuro do Brasil. Sou resultado de duas ferramentas: esporte e educação. O esporte, que tira das ruas, e a educação, que forma os cidadãos”, começou.

“E vocês, se divirtam, deixem o celular guardado um pouco, respeitem os pais de vocês e sejam crianças”, aconselhou.

Carreira vitoriosa

Vanderlei Luxemburgo é um dos mais vitoriosos e renomados treinadores da história do futebol brasileiro. Com uma trajetória marcante como técnico, conquistou diversos títulos, incluindo cinco Campeonatos Brasileiros. Antes de se tornar treinador, teve uma carreira mais discreta como jogador, atuando como lateral-esquerdo.

Além de treinar a Seleção Brasileira, Luxemburgo também comandou grandes equipes do futebol brasileiro, como Flamengo, Santos, Cruzeiro, Palmeiras, Vasco, Atlético Mineiro, Fluminense e Grêmio, por exemplo. Também foi técnico do Real Madrid, da Espanha.

Como jogador, Luxemburgo jogou por Flamengo, Internacional e Botafogo.

Sair da versão mobile