O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2025 foi divulgado pelo ministro da Educação, Camilo Santana, poucas horas após o início das provas para mais de 4,8 milhões de candidatos que fazem o teste neste domingo (9/11), em todo o país.
Os candidatos devem elaborar um texto abordando a “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. Ao Metrópoles, a professora de redação do Colégio Galois Bárbara Andrade Soares afirmou que a banca escolheu um excelente tema. “O envelhecimento da população brasileira é uma grande preocupação atual”, ressaltou.
“Hoje, no Brasil, vemos a inversão da pirâmide etária, há mais idosos do que jovens, então o Estado, junto à população, precisa pensar em políticas públicas que nos façam enfrentar esse problema”, avaliou Bárbara.
Leia também
-
Hugo Motta brinca sobre projeto de lei para evitar atrasos no Enem
-
Enem: Batman, Flash e Homem-Aranha se atrasam e perdem prova no DF
-
Estudante do DF usa amuleto indicado por Márcia Sensitiva para o Enem
Segundo a professora, a banca convida os alunos e, por extensão, toda a sociedade a refletir sobre essa realidade que atravessa o Brasil como um todo.
Ela alerta para possíveis “pegadinhas” que podem atrapalhar as notas dos candidatos. “Acho que a pegadinha pode ser os alunos resumirem a questão a abandono dos idosos, ao estarismo, à violência que as pessoas idosas enfrentam”, observou.
A professora do Galois ponderou que, apesar de serem consequências e preocupações, é necessário entender que a discussão busca pensar de modo mais macro. “Trata-se de entender desafios, causas e consequências de o Brasil ter uma população cada vez mais envelhecida”, opinou.
